terça-feira, 28 de agosto de 2012

Filmes e vídeos sob um olhar crítico.

 
 Filmes e vídeos sob um olhar crítico.

Técnicos-pedagógicos do Departamento de Educação Básica da SEED:
           

Sugestões de filmes de ficção para uso em aulas de Sociologia.
Possibilidades de recortes teórico/temáticos.

1) Filme: Daens – um grito de justiça
                            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 1992, Duração: 138 min.

            Possibilidades de trabalho: O filme DAENS, que se passa no final do Século XIX, em Aalst – Bélgica, permite trabalhar muitos aspectos da teoria Marxista, prevista nos conteúdos estruturantes “O Surgimento da Sociologia e as Teorias Sociológicas” e “Trabalho, produção e classes sociais”. Por retratar as primeiras rebeliões dos trabalhadores das indústrias no século XIX, possibilita discussões sobre: desigualdades da sociedade capitalista;  exploração do proletariado pela burguesia; exploração das mulheres e crianças nas fábricas; a insalubridade das condições de trabalho do proletariado no século XIX; as extensas jornadas de trabalho; a extração da mais-valia; Socialismo e Movimento Socialista; Movimento Operário; o papel da Igreja frente a “ameaça” do Socialismo e partidos políticos de orientação socialista.


2) Filme: O sorriso de Monalisa
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2003, Duração: 117 min., Estúdio: Columbia Pictures

            Possibilidades de trabalho: Ambientado nos anos 50, O Sorriso de Monalisa suscita um leque de possibilidades, dentre os quais se destaca o trabalho com os temas ligados às questões de gênero, e às questões educacionais. Nesse sentido, pode ser articulado, de maneira mais íntima, aos conteúdos estruturantes “O processo de socialização e as instituições sociais” (visando a possibilidade de ser trabalhado na instituição escolar) e “Cultura e Indústria Cultural” (analisando a formação cultural dos papéis masculino e feminino na sociedade capitalista moderna). Permite trabalhar: os aspectos culturais do gênero; cultura patriarcal; escola como instituição patriarcal; desigualdade de gênero; movimento social feminista; escola como reprodutora das desigualdades sociais e de gênero; teorias sociológicas sobre a educação escolar tradicionalista; a escola como instituição de socialização.


3) Filme: Edukators

            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2004, Duração: 126 min., Estúdio: Y3 Films/arte/Coop 99/Sudwestdeutscher Rundfunk.
            Possibilidades de trabalho: Filme alemão que se situa na contemporaneidade, possibilita discussões atreladas principalmente aos conteúdos estruturantes “Poder, Política e Ideologia” e “Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais”, dentre as quais: protagonismo juvenil; a juventude como categoria sociológica de análise; movimentos sociais reformistas; movimentos sociais revolucionários; educação alternativa; idealismo político; crítica à sociedade de consumo; desigualdades sociais; espírito do capitalismo; ideologia capitalista e ideologias contrárias ao capitalismo.



4) Filme: Bicho de 7 cabeças
                 Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2000, Duração: 80 min., Estúdio: Buriti Filmes, Gullane Filmes, Dezenove Som, Imagens e Fábrica de Cinema.
                 Possibilidades de trabalho: Dialogando com os conteúdos estruturantes “O processo de socialização e as instituições sociais” e “Direitos, cidadania e movimentos sociais”, esse longa brasileiro permite discutir: possibilidades e limites das instituições de socialização (religiosas, escolares e familiares); diferentes perspectivas sociológicas e antropológicas sobre a família na sociedade contemporânea; teorias sociológicas sobre crime e desvio; desemprego e suas conseqüências; o conceito de “Anomia” de Émile Durkheim; instituições totais (manicômios, instituições carcerárias e hospitais); violência; violação dos direitos humanos e construção da cidadania.


5) Filme: Elefante
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2003, Duração: 81 min., Estúdio: HBO Films / Blue Relief Productions / Meno Films / Pie Films / Fearmakers Studios.
            Possibilidades de trabalho: Elefante retrata o massacre ocorrido em uma escola americana em 1999 (conhecido como “Massacre de Columbine”). Obra de ficção, bebe de uma trágica realidade e alimenta discussões que giram em torno dos conteúdos estruturantes “O processo de socialização e as instituições sociais” e “Poder, política e ideologia”. Permite discutir: as possibilidades e limites das instituições de socialização (religiosas, escolares, políticas e familiares); instituições totais; teorias sociológicas sobre crime e desvio; influência dos meios de comunicação de massa na formação cultural dos jovens; juventude como categoria sociológica de análise; violência urbana; a juventude e o crime; práticas sociais da juventude; exclusão social e violência; o conceito de “Anomia” para Émile Durkheim e o suicídio como fato social (sucídios egoísta, altruísta e anômico).


6) Filme: O Show de Truman
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 1998, Duração: 102 min., Estúdio: Paramount Pictures.
            Possibilidades de trabalho: Retratando um programa televisivo, ao estilo dos reallity shows, o filme conta a história de Truman, um homem que vive o tradicional “american way of life”, e tem toda a sua vida gravada, editada e transmitida via emissoras do mundo inteiro. Entretanto, Truman não sabe que sua vida é uma mercadoria. Fortemente ligado aos conteúdos estruturantes “Cultura e Indústria Cultural” e “Poder, política e ideologia”, esse filme permite discutir: a influência dos meios de comunicação de massa; análise de Michael Foucault sobre as relações existentes entre ideologia e poder (teoria sobre controle do tempo e do espaço); sociedade de vigilância; sociedade de espetáculo; indústria cultural; os processo de coisificação e alienação do ser humano; crítica à sociedade de consumo e manipulação do real.


7) Filme: Crash – No limite
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2004, Duração: 113 min., Estúdio: Bull's Eye Entertainment / DEJ Productions / Bob Yari Productions / Harris Company / Blackfriars Bridge / ApolloProScream GmbH & Co. Filmproduktion KG.
            Possibilidades de trabalho: O filme Crash não possui uma única história central. Várias histórias, ambientadas em Los Angeles, servem como o fio condutor para um desenvolvimento de um enredo dramático, que, ao articular essas diferentes histórias,  expõe de forma crua, as fragilidades e dificuldades das relações sociais. Articulado aos fundamentos dos conteúdos estruturantes “Cultura e Indústria Cultural” e “Direitos, cidadania e movimentos sociais”, permite discutir: etnocentrismo; construção da identidade social e da auto-identidade; diversidade cultural; diversidade religiosa; diversidade racial e étnica; relações raciais; preconceito racial; preconceito religioso; preconceito de gênero; fundamentalismo religioso; conflitos urbanos; violência urbana; violação dos direitos humanos; construção da cidadania; migrações  e história e cultura afro-americanas.


8) Filme: O último Samurai
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2003, Duração: 144 min., Estúdio: Warner Bros. / Cruise-Wagner Productions / Radar Pictures Inc. / The Bedford Falls Company.
            Possibilidades de trabalho: Atrelado aos conteúdos estruturantes “Cultura e Indústria Cultural” e “O processo de socialização e as instituições sociais”, O Último Samurai permite discutir: o conceito de cultura; construção da identidade social e da auto-identidade; relações interétnicas; socialização; etnocentrismo; difusão cultural; aspectos materiais e não-materiais da cultura; e aspectos da cultura nipônica.


9) Filme: Cidade de Deus
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2002, Duração: 135 min., Estúdio: Videofilmes / O2 Filmes.
            Possibilidade de trabalho: Retratando o conturbado cotidiano dos moradores da favela carioca Cidade de Deus (considerada um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro) e articulado aos conteúdos estruturantes “Poder, política e ideologia” e “Trabalho, produção e classes sociais”, esse filme nacional permite discutir: desigualdade social; o conceito de sociedade anômica; violência urbana; teorias sociológicas sobre crime e desvio; contradições da sociedade capitalista; pobreza; exclusão social; subemprego e desemprego; limites e possibilidades das instituições sociais (religiosas, escolares e familiares); políticas públicas; suburbanização; instituições totais; violação dos direitos humanos e construção da cidadania.



10) Filme: “V” de Vingança
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2006, Duração: 132 min., Estúdio: Warner Bros. / Silver Pictures / Anarchos Productions Inc. / Virtual Studios.
            Possibilidades de trabalho: O filme é ambientado em uma Inglaterra do futuro, e fundamentado nos conteúdos estruturantes “Poder, política e ideologia” e “Direitos, cidadania e movimentos sociais”, permitir discutir: o conceito de justiça social; Estado Totalitário; ditaduras X democracia; revolução; movimentos sociais reformistas; movimentos sociais revolucionários; Estado Moderno; aparelhos ideológicos do Estado; Facismo; terrorismo; ideologia; a influência dos meios de comunicação de massa; análise de Michael Foucault sobre as relações existentes entre ideologia e poder (teoria sobre controle do tempo e do espaço); sociedade de vigilância; crítica à sociedade de consumo; manipulação do real e instituições totais.


11) Filme: Quanto vale ou é por quilo?
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2005, Duração: 104 min., Estúdio: Agravo Produções Cinematográficas S/C Ltda.
            Possibilidades de trabalho: Propondo uma analogia entre o mercado escravista do Brasil colonial e a mercantilização da solidariedade na sociedade contemporânea, e articulado aos conteúdos estruturantes “Trabalho, produção e classes sociais” e “Direitos, cidadania e movimentos sociais”, Quanto vale ou é por quilo? permite discutir: estratificação social; pobreza; exclusão social; desigualdades sociais; coisificação e alienação; influência dos meios de comunicação de massa; sociedade de espetáculo; mercantilziação da solidariedade; a questão das ONGs; previdência social e Estado assistencialista; instituições totais; desemprego e subemprego; mundo do trabalho; história e cultura afro-brasileira e africana.


12) Filme: Enigma de Kaspar Hauser
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 1974, Duração: 135 min., Estúdio: Filmverlag der Autoren, Cine International, Werner Herzog Filmproduktion, Zweites Deutsches Fernsehen.
            Possibilidades de trabalho: Baseado em uma história real, este filme articulado aos fundamentos dos conteúdos estruturantes “O processo de socialização e as instituições sociais” e “Cultura e Indústria Cultural” permite discutir: as possibilidades e limites das instituições sociais; casos de isolamento social; socialização e sociabilidade; aculturação; construção da cultura; escola como elemento formal do processo de socialização; construção da identidade social e da auto-identidade; socialização primária e socialização secundária; o ser social; violência familiar; exploração do ser humano como mercadoria e violação dos direitos humanos.


13) Filme: Billy Elliot
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2000, Duração: 111 min., Estúdio: BBC / Tiger Aspect / Working Title Films.
            Possibilidades de trabalho: articulado aos conteúdos estruturantes “O processo de Socialização e instituições sociais” e “Cultura e Indústria Cultural”, o filme Billy Elliot permite discutir: instituições sociais; instituição familiar; relações de gênero; desigualdade de gênero; preconceito de gênero; papéis sociais e a construção social do gênero.


14) Filme: Eu, tu eles
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2000, Duração: 104 min., Estúdio: Conspiração Filmes.
            Possibilidades de trabalho: articulado aos fundamentos dos conteúdos estruturantes “O processo de socialização e as instituições sociais”, esse filme do cinema nacional permite discutir: instituições sociais; o conceito de família; diversidade familiar; diferentes perspectivas sociológicas e antropológicas sobre a família; alternativas ao casamento; diversidade cultural; cultura patriarcal X cultura matriarcal; família nuclear X arranjos familiares alternativos.


15) Filme: Osama
            Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2003, Duração: 82 min., Estúdio: Barmak Films / NHK / Hubert Balls Fund of Rotterdam Film Festival / LeBrocquy Fraser Productions.
                            Possibilidades de trabalho: Mostrando a história de uma menina que é obrigada a se parecer com um menino em pelo regime Talibã, e articulado aos conteúdos estruturantes “Cultura e Indústria Cultural” e “Poder, política e ideologia”, esse filme permite discutir: possibilidades e limites das instituições sociais; regimes totalitários; fundamentalismo religioso; religião Islâmica; diversidade familiar; diversidade cultural; construção social do gênero; preconceito de gênero e conflitos no Oriente Médio como sociedade “anômica”.


16) Filme: As Bruxas de Salém
                   Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 1996, Duração: 123 min. Estúdio: Century Fox.
                   Possibilidades de trabalho: Articulado aos conteúdos estruturantes “O processo de socialização e as instituições sociais” e “Cultura e Indústria Cultural”, Bruxas de Salém permite discutir: o processo de socialização; as possibilidades e limites das instituições sociais; diversidade religiosa; preconceito religioso; comunidades religiosas; movimentos religiosos; fundamentalismo religioso cristão; relações entre gênero e religião; relações entre poder e religião; religiões afro-americanas e relações entre o pensamento científico e o senso comum.


17) Filme: Abril despedaçado
                   Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2001, Duração: 105 min. Estúdio: Video Filmes / Haut et Court / Bac Films / Dan Valley Film AG.
                   Possibilidades de trabalho: Atrelado aos fundamentos dos conteúdos “Trabalho, produção e classes sociais” e “Poder, política e ideologia”, Abril despedaçado permite discutir: questões agrárias; instituições sociais; instituição familiar; cultura popular; cultura nordestina; conflitos agrários e relações de trabalho na terra; propriedade pública X propriedade privada e coronelismo.



18) Filme: Batismo de Sangue
                   Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2007, Duração: 110 min., Estúdio: Quimera Filmes / V&M do Brasil.
                   Possibilidades de trabalho: Articulado aos conteúdos estruturantes “Poder, política e ideologia” e “Direitos, cidadania e movimentos sociais”, permite trabalhar: violação dos direitos humanos; Estado totalitário; ditadura X democracia; ditadura militar no Brasil; movimentos sociais revolucionários; movimentos sociais reformistas; movimentos sociais conservadores; monopólio legítimo da violência; liberdade X opressão; supressão de direitos; Estado de exceção; violência urbana e construção da cidadania.


19) Filme: Adeus Lênin
                   Especificações Técnicas: Dir. Wolfgang Becker, Mídia: DVD, Ano de produção: 2003,
Gênero: Drama, Duração: 95 min., Volumes: 1, Sistema de Cor: Colorido.
                   Possibilidades de trabalho: Atrelado aos fundamentos dos conteúdos estruturantes “Poder, política e ideologia” e “O processo de socialização e as instituições sociais”, esse filme permite discutir: mudanças políticas; movimento socialista; socialismo X capitalismo; ideologia; militância política; socialismo utópico X socialismo real; socialismo X comunismo; liberdade de mercado; neoliberalismo


20) Filme: Tempos Modernos
                   Especificações Técnicas: DVD, ano de produção: 1936. Duração: 87 minutos. Estúdio: United Artists / Charles Chaplin Productions.
                   Possibilidades de trabalho: Articulado aos conteúdos estruturantes “Trabalho, produção e classes sociais” e “Poder, política e ideologia” permite discutir: alienação; coisificação; extração da mais-valia; lucro; modo de produção capitalista; análise de Karl Marx; mais-valia absoluta; mais-valia relativa; meios de produção; força de trabalho; comunismo X capitalismo; divisão social do trabalho; sociedade orgânica X sociedade mecânica.

Sugestões de filmes de ficção para uso em aulas de Sociologia, por conteúdos básicos:

1. O surgimento da Sociologia e as Teorias Sociológicas:

a) Formação e consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social:

- O Nome da Rosa (1986);
- Lutero (2003);
- Daens: um grito de justiça (1992);
- Perfume – a história de um assassino (2006) (cenas iniciais).

b) Teorias Sociológicas Clássicas: Comte, Durkheim, Engels e Marx, Weber:

- A classe operária vai ao paraíso (1971) (Engels e Marx);
- Fuga da Galinhas (2000) (Engels e Marx);
-  Revolução dos Bichos (1999) (Engels e Marx);
-  Eles não usam black tie (1981) (Engles e Marx);
-  O Espanta Tubarões (2004)(Durkheim);
-  Happy Feet: O Pingüim (2006) (Durkheim);
-  Vida de Inseto (1998) (Durkheim, Marx e Weber)
-  A corrente do bem (2000). (Weber).

c) O desenvolvimento da Sociologia no Brasil:
- Guerra de Canudos (1997).

2) Processo de Socialização e as Instituições Sociais
                                  
a) Processo de Socialização:

- O enigma de Kaspar Hauser (1974);
- Tarzan (1999);
- Mogli, o menino lobo (1967).

b) Instituições Sociais: Familiares, Escolares; Religiosas:

- A excêntrica família de Antonia (1995) (Instituição familiar);
- Eu, tu, eles (2000) (instituição familiar);
- Aos 13 (2003) (instituição familiar);
- Sociedade dos poetas mortos (1989) (Instituição escolar);
- Escritores da Liberdade (2007) (Instituição escolar);
- O Sorriso de Monalisa (2003) (Instituição escolar);
- As bruxas de Salém (1996) (Instituição religiosa);
- A Vila (2004) (Instituição religiosa);
- O corpo (2001) (Instituição religiosa).

c) Instituições de Reinserção (prisões, manicômios, educandários, asilos:
- Carandiru (2003);
- Bicho de 7 Cabeças (2000);
- Um sonho de liberdade (1994);
- Garota, interrompida (1999).


3) Cultura e Indústria Cultural
                                  
a) Desenvolvimento antropológico do conceito de cultura e sua contribuição na análise das diferentes sociedades:

- A Missão (1986);
- 1942: A Conquista do Paraíso (1992)

b) Diversidade cultural
c) Identidade:

- Macunaíma (1969);
- O último Samurai (2003);

d) Indústria Cultural
e) Meios de Comunicação de Massa
f) Sociedade de Consumo:

- O Show de Truman (1998);
- Todos os homens do presidente (1976);
- Bom dia Vietnã (1987);
- Adeus Lenin! (2003)

g) Indústria Cultural no Brasil:

- O ano em que meus pais saíram de férias (2006)

h) Questões de Gênero:

- O Sorriso de Monalisa (2003);
- Billy Elliot (2000);
- Menina de Ouro (2004);
- Transamérica (2005);
- Meninos não choram (1999);
- Se eu fosse você (2006);
- Mulan (1998).

i) Cultura afro-brasileira e africana:

- Quanto vale ou é por quilo? (2005);
- Tempo de matar (1996);
- No balanço do amor (2001);
- Homens de honra (2000);
- Hotel Ruanda (2004);
- Duelo de Titãs (2000).
                                  
j) Culturas indígenas:

- Caramurú: a invenção do Brasil (2001);
- Apocalypto (2006);
- Rapa Nui (1994).

4) Trabalho, produção e classes sociais

a) O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades
b) Desigualdades sociais: estamentos, castas, classes sociais:

- 10.000 AC (2008);
- Adeus Lenin! (2003);
- Apocalypto (2006);
- Daens: um grito de justiça (1992);
-        A Vila (2004).



c) Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições
d) Globalização e Neoliberalismo:

- Babel (2006);
- Crash – No limite (2004);
- Tempos Modernos (1936);
- A classe operária vai ao paraíso (1971).

e) Relações de trabalho:
f) Trabalho no Brasil:

- Central do Brasil (1998);
- Cidade de Deus (2002);
- Eles não usam black-tie (1981);
- Domésticas – O Filme (2001);
- Quanto vale ou é por quilo? (2005).

5) Poder, Política e Ideologias

a) Formação e desenvolvimento do Estado Moderno:

- filmes de fundo histórico, que abordem o feudalismo, absolutismo, liberalismo, estado do bem-estar social, neoliberalismo e o socialismo real.
- Anna e o Rei (1999);
- O nome da rosa (1986);
- Lutero (2003);
- Tempos Modernos (1936);
- Adeus Lenin! (2003).


b) Democracia, autoritarismo e totalitarismo:
c) Estado no Brasil:

- V de Vingança (2006);
- O que é isso companheiro? (1997);
- Batismo de sangue (2007);
- Cabra cega (2005);
- Zuzu Angel (2006);
- O ano em que meus pais saíram de férias (2006).

d) Conceitos de Poder:
e) Conceitos de Ideologia:
f) Conceitos de dominação e legitimidade:

- V de Vingança (2006);
- Adeus Lenin! (2003);
- A Vila (2004).
                                  
g) As expressões da violência nas sociedades contemporâneas:

- Laranja Mecânica (1971);
- Crash – No limite (2004);
- Cidade de Deus (2002);
- Sociedade dos poetas mortos (1989);
- Elefante (2003);
- Carandiru (2003);
- Clube da Luta (1999).

6) Direitos, cidadania e movimentos sociais

a) Direitos: civis, políticos e sociais:
b) Direitos humanos:

- V de Vingança (2006);
- O que é isso companheiro? (1997);
- Batismo de sangue (2007);
- Cabra cega (2005);
- Zuzu Angel (2006);
- O ano em que meus pais saíram de férias (2006);
- Quanto vale ou é por quilo? (2005);
- A vida de David Gale (2003).

c) Conceito de cidadania:
d) Movimentos Sociais:
e) Movimentos Sociais no Brasil:

- Edukatros (2004);
- Os Sonhadores (2003);
- O que é isso companheiro? (1997);
- Batismo de sangue (2007);
- Cabra cega (2005);
- Zuzu Angel (2006);
- O ano em que meus pais saíram de férias (2006);
- Quanto vale ou é por quilo? (2005);
- A classe operária vai ao paraíso (1971).

f) A questão ambiental e os movimentos ambientalistas:
                                  
- O dia depois de amanhã (2004);
- O jardineiro fiel (2005);
- Brincando nos campos do Senhor (1991).

g) A questão das ONGs:
                                  
- Quanto vale ou é por quilo? (2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário