domingo, 16 de novembro de 2014

AULA PARA 3ª SÉRIE DO C.E.J.E. M.S.


                                                          Aula 1: O que é alienação?
Alienado!
Virou até xingamento, mas o que é que isso significa mesmo?
Machado de Assis tem um excelente livro que se chama O Alienista. Se ainda não leu, recomendo. O “bruxo do Cosme velho” ( O escritor brasileiro, genial, ganhou esse apelido porque morava no bairro Cosme velho, aquele que tem logo na saída do túnel Rebouças, na capital). Mas estamos saindo do tema... No alienista, Machado de Assis conta uma história que se passa num hospício e alienista é o médico dos loucos.
Então, quando dizem “alienado” querem dizer louco?
Nem sempre! É que alienação tem vários sentidos. Vamos conhecer alguns deles?
Quando falamos de alienação no sentido legal, ou seja, juridicamente, significa a perda de um bem, um direito pela venda de algo, hipoteca. Por exemplo, quando você compra um carro com financiamento bancário o carro só será seu quando terminar de pagar. O carro, o bem que você adquiriu, fica alienado e se você não pagar o banco ficará com ele.
No dia a dia chamamos de alienado aquela pessoa desinteressada do que acontece no mundo e vive sem se ligar em questões fundamentais da vida: como a política, por exemplo.
E como vimos, existem também os alienados mentais que é quando alguém está com a as faculdades mentais prejudicadas. Vulgarmente falando: os loucos.
Observe que em todos os sentidos, aqui apresentados, alienação tem relação com perder alguma coisa: um bem material, o controle de si mesmo, a consciência e a compreensão sobre os fatos que se sucedem.
Vamos pedir ajuda para a língua portuguesa: etimologicamente a palavra alienação vem do latim Alienare, alienus e que significa “que pertence a um outro” E outro é alius.
Alienar, portanto é tornar alheio, é transferir para outro o que é seu.
Agora ficou fácil: alienar é transferir para outro o que é seu.
Rousseau, um importante filósofo francês da modernidade, diz que a soberania de um povo é inalienável.
“A soberania não pode ser representada pela mesma razão porque não pode ser alienada, consiste essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente não se representa. É ela mesma ou é outra.” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social.)
Ao dizer que a soberania de um povo é inalienável (contrário de alienável) ele está afirmando que a soberania é sempre do povo, pertence ao povo de um país.
Lembre-se sempre disso quando pensar na democracia representativa que vivemos. Elegemos nossos representantes, mas o poder é sempre do povo e não dos políticos. Por isso a imagem do povo tomando o prédio do Congresso nacional, no dia 17 de junho de 2013, emocionou tanto os brasileiros. Andávamos esquecidos disso.
Mas a partir de agora nós vamos centrar na noção de alienação na produção. Afinal, daqui a pouco você vai terminar o Ensino Médio e vai participar mais ativamente do mundo do trabalho.
Gostaríamos que você pudesse se engajar nas lutas trabalhistas e se apropriar não somente do termo alienação, mas da sua própria vida, de tal maneira que a exploração capitalista tenha menos espaço na sua trajetória. Até porque, infelizmente, a alienação não é somente uma teoria.
A alienação se dá na vida, a partir da divisão social do trabalho, quando o produto do trabalho não é mais do trabalhador, mas do patrão. Não é nada fácil, mas tomar consciência do que é, como é, e o por qual motivo a alienação existe vai ajudá-lo a fazer escolhas melhores. Pode apostar nisso!
Vamos situar isso na história do trabalho humano?
Tudo começou, ou melhor, se intensificou na Revolução Industrial. Antes das fábricas, nós, os seres humanos, produzíamos o que precisávamos consumir em pequenas escalas, em pequenas oficinas domésticas. Nesse tempo, o trabalhador conhecia todas as etapas da produção do seu trabalho e os mestres ensinavam aos seus aprendizes que se tornariam, um dia, mestres também.
Depois surgiram a fábricas, e produzir se tornou mais complexo. Nas fábricas cada trabalhador faz uma pequena parte do produto.
O trabalhador não era mais dono do produto que fabricava. Ele não era mais dono do seu tempo. Na fábrica vende-se a força de trabalho para o patrão em troca de um salário. Ou seja, o trabalhador não trabalha mais pra ele, mas para a fábrica em troca de um salário. O trabalhador aceita o trabalho sem escolher o salário, sem escolher o ritmo do seu trabalho e o tempo do trabalhador não é mais dele. E tudo que o trabalhador fará no seu tempo dentro da fábrica pertence ao patrão que venderá os produtos pelo preço que quiser, segundo a lei da oferta e da procura. O patrão buscará sempre o lucro, mas esse não será refletido no salário do trabalhador. Servirá para enriquecer mais o patrão que é o dono das máquinas.
Olha a alienação aí: o trabalhador não mais se comanda. É comandado por forças externas. O mercado de trabalho, a lei da oferta e da procura determina sua vida. Sua vida passa a ser controlada por outro.
A mercadoria que o trabalhador da fábrica produz é superior a ele. A isso chamamos de fetichismo da mercadoria. O dinheiro, O CAPITAL, o lucro, passa a ser o mais importante. Mais importante do que o próprio homem que trabalha. O trabalhador fica desumanizado, “coisificado” (de coisa), pois ele mesmo é visto como mercadoria, pois a sua força de trabalho tem um preço específico no mercado.
A divisão do trabalho foi descrita num livro chamado Princípios de administração científica, de Frederick Taylor (1856-1915). Nesse livro, ele estabelece um método de racionalização da produção. O taylorismo visava aumentar a produtividade economizando tempo, suprimindo gastos desnecessários no processo produtivo.
Henry Ford, da indústria automobilística entendeu bem isso e levou os ensinamentos para a indústria automobilística. E o século XX conheceu o sucesso do sistema de linha de montagem.
Sem dúvida deu muito certo para produzir mais em menos tempo. Henri Ford e muitos outros ficaram milionários. Rapidamente a lógica da produtividade saiu das fábricas e tomou conta de outros setores da vida humana. Tempo é dinheiro. Slogan conhecido por todos nós e que guarda essa perversidade da lógica da fábrica predominar na nossa maneira de viver.
O homem reduzido a gestos mecânicos foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Se não assistiu ainda, assista!
Foi dada a largada para a caça de postos mais altos, onde os trabalhadores oprimidos sobem de posto e passam a oprimir outros trabalhadores. Assim é no capitalismo selvagem. Termo cunhado para indicar que o caminho do ser humano não pode ser esse. Um homem não pode ser e nem deve se deixar ser explorado por outros homens.
Lembre-se de toda essa história ao fazer suas opções no mundo do trabalho. Sabemos que não é nada fácil, mas com consciência e sem se deixar enganar por falsas ilusões você poderá trilhar um caminho honesto e digno, contribuindo para que a solidariedade entre os homens possa aos pouco substituir a competitividade que essa forma de produção acabou por intensificar gerando tantas injustiças sociais.
Marx tentou fazer uma revolução contra o capitalismo. Ele clamava: Trabalhadores do mundo uni-vos!
Revoluções aconteceram em alguns lugares do mundo, mas nenhuma delas foi suficiente para acabar de vez com a opressão de um ser humano sobre outro ser humano. Continuamos tentando e esperamos que você faça a sua parte para um mundo melhor e mais justo para todos.

TRABALHO 0 1:
Questão 01- Vimos alguns sentidos para a palavra alienação. Cite dois deles.
Questão 02- Explique com suas palavras a relação do conceito de alienação na produção com a divisão social do trabalho.
Questão 03- No dia 17 de junho de 2013, protestos simultâneos tomaram as ruas das principais cidades brasileiras. Em Brasília, milhares de pessoas, a maioria jovem, romperam o cerco policial e subiram no teto do congresso nacional. Observe a foto abaixo e faça uma consideração sobre esse movimento que ficou conhecido como a marcha do vinagre , estabelecendo uma relação sobre poder e democracia visto na aula de hoje.

Aula 02: Conceito de Ideologia.
Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica.  A neutra Ideologia é um conjunto de crenças, valores e atitudes culturais que servem de base e, por isso, justificam até certo ponto e tornam legitimo o “status quo” ou movimentos para mudá-lo.
A ideologia não pode ser compreendida apenas como um conjunto de idéias, que pelos mais diferentes meios (meios de comunicação de massas, escola, igrejas, etc.) são enfiados na cabeça dos indivíduos.  Isto levaria ao equívoco de conceber uma ação anti-ideológica como a simples troca de velhas por “novas” idéias.       
Quando, numa sociedade de classes, uma delas detém os meios de produção tende a deter também os meios para universalizar sua visão de mundo e suas justificativas ideológicas a respeito das relações sociais de produção que garantem sua dominação econômica.  “As idéias da classe dominante são em cada época as idéias dominantes.”               
 “Esta universalização da visão de mundo da classe dominante se explica não apenas pela posse dos meios ideológicos e de difusão, mas também e fundamentalmente pela correspondência que encontra nas relações concretas assumidas pelos indivíduos e classes.  Não são ‘simples ideias’, como afirma Marx:”.
Isso mesmo também pode definir Ideologia como um conjunto de idéias, concepções, opiniões sobre algum tema, quando perguntamos, por exemplo, qual é a ideologia de um determinado pensador, estamos nos referindo à doutrina, a um conjunto de posicionamentos e idéias seguidos por ele diante determinados fatos.
            Do ponto de vista marxista, a maioria das ideologias reflete os interesses de grupos dominantes, como maneira de perpetuar sua dominação e privilégio. A ideologia é um conceito que denota "falsa consciência": uma crença mistificaste que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes. Quando a ideologia da classe dominante sofre sérios abalos, devido ao surgimento de conflitos sociais (contradições sociais), há riscos de ocorrer uma ruptura da ordem social vigente por um movimento revolucionário.
Cabe aqui citarmos também outra definição de ideologia, muito importante, a do pensador Antonio Gramsci, para ele a ideologia significava uma concepção de mundo, manifestando-se de modo tácito na arte, no direito, na atividade econômica, enfim em todas as manifestações da vida, e ainda de acordo com Gramsci, a ideologia tem por função conservar a unidade de toda sociedade.
Segundo Gramsci, as ideologias: “(…) organizam as massas humanas, formam o terreno sobre o qual os homens se movimentam, adquirem consciência de sua posição, lutam, etc.”.        
A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas dar-lhes à aparência de indivisão e de diferenças naturais entre os seres humanos. Indivisão: apesar da divisão social das classes, somos levados a crer que somos todos iguais porque participamos da idéia de “humanidade”, ou da idéia de “nação’ e “pátria”, ou da idéia de “raça”, etc. Diferenças naturais: somos levados a crer que as desigualdades sociais, econômicas e políticas não são produzidas pela divisão social das classes, mas por diferenças individuais dos talentos e das capacidades, da inteligência, da força de vontade maior ou menor, etc.
Para compreender melhor, leia o quadro abaixo:
Característica
O que faz?
Exemplo
Prescrição de normas
Orienta as ações humanas. Modelam os interesses humanos. / Diz o que se deve fazer, pensar ou expressar
A ideia de monogamia faz com que homens e mulheres a achem justa
Representação da realidade
Dá sentido à realidade humana.
Se utiliza de símbolos e criação mental.
O conceito de pátria ou o sentimento patriótico
Generalização do particular
Trata o específico como exemplo de um fenômeno geral.
Todos os alunos (as) de uma determinada turma são iguais
Inversão da realidade
Esconde as reais causas de um fenômeno.
O MST não luta pela reforma agrária, mas invade as terras.
Naturalização das ações humanas
Torna normal e natural aquilo que é histórico e contingente.
A desigualdade entre os homens e mulheres é normal. Por isso devem ser tratadas de forma inferiorizada.
Reificação da realidade
As coisas aparecem com vida própria, ou seja, coisas inertes ganham aspectos naturais, não construídas pelos homens.
Os salários não expressam relações desiguais de trabalho, mas são apenas salários
A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as ideias.
            Por exemplo, a ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas é inferior aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; os homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc.
            A maioria, porém, acredita que o fato de ser eleitor, pagar as dívidas e contribuir com os impostos já nos faz cidadãos, sem considerar as condições concretas que fazem alguns serem mais cidadãos do que outros. A função da ideologia é impedir-nos de pensar nessas coisas.
            Em sentido mais geral, a cultura de todos os sistemas sociais inclui uma ideologia que serve para explicar e justificar sua existência como estilo de vida.


                   Avaliação

 01. (UERJ 2009)   Ideologia ( Cazuza e Frejat)


“Meu partido é um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Ah, eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo (Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do “Grand Monde”
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia Eu quero uma pra viver”
A palavra "ideologia" é dicionarizada ora como "conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo", ora como "conjunto de ideias que visa à manipulação e à alienação das pessoas".
Os versos que melhor se relacionam à primeira e à segunda acepções, respectivamente, são:
A) Os meus sonhos foram todos vendidos"/ Eu vou pagar a conta do analista (v. 4 e 19)
B) Meus heróis morreram de overdose / É um coração partido (v. 10 e 2)
C) Eu quero uma pra viver" / Frequenta agora as festas do ‘Grand Monde(v. 13 e 9)
D) Meu sex and drugs não tem nenhum rock'n'roll / "(Mudar o mundo) (v. 18 e 22)

02. Com referência a ideologia, assinale a opção correta.
A) É um conjunto de ideias, valores, concepções ou opiniões acerca de pontos não-sujeitos a discussões.
B) Constitui, de acordo com Marilena Chauí, um corpo não sistematizado de representações e normas que nos ensinam a pensar e agir em sociedade.
C) Implica, em sua visão negativa, assumir que as diferenças de classe e os conflitos sociais são ocultos ou justificados em nome de uma sociedade justa e harmônica.
D) É para Marx, de tal maneira insidiosa, que somente aqueles que a utilizam como instrumento de dominação percebem o seu caráter ilusório.

03. Quando se fala em ideologia como visão distorcida das relações sociais, forma alienada de ver a realidade, queremos mostrar, por meio do pensamento marxiano, que “a função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dar-lhes a aparência de indivisões e de diferenças naturais entre os seres humanos”. Quando Chaui refere-se a dar falsas aparências e dissimular relações sociais, ela, sobretudo, ressalta a concepção marxista de ideologia construída em cima principalmente de uma crítica às visões sobre o mesmo tema que tinham os jovens hegelianos. Marcelo D. M. Ideologia e ocultamento no pensamento marxiano. Internet: http://www.ucpel.tche.br/
A partir desse texto, assinale a opção correta a respeito das ideias de Marx.
A) O conceito de alienação da produção refere-se apenas à ocultação dos lucros obtidos a partir da exploração do trabalho assalariado.
B) A alienação filosófica acontece quando o Estado representa os interesses da burguesia hegemônica.
C) A democracia representativa é instrumento de alienação das classes trabalhadoras, na medida em que o Estado representa apenas os interesses das classes dominantes.
D) A recuperação da condição humana só poderá ocorrer por meio da transformação e evolução contínua do capitalismo.

04. (Ueg 2009) Ideologia é um conceito 
(__) desenvolvido por Marx e significa uma falsa consciência produzida pelos especialistas no trabalho intelectual. 
(__) desenvolvido por Weber e significa um processo de passagem da ética protestante para o espírito do capitalismo. 
(__) que significa anomia, para Durkheim; alienação, para Marx; e racionalização, para Weber. 
(__) criado por Durkheim e significa ausência de leis e regras na sociedade. 

05. (Uem 2011) Assinale o que for correto sobre o conceito de ideologia. 
(__) Expressa a visão social de mundo de um grupo ou classe social que se impõe ou busca a imposição sobre outro. 
(__) Define as escolhas dos indivíduos e age sobre eles como um corpo sistemático de representações e de normas. 
(__) Gera processos de identificação e aceitação de comportamentos, condenando as condutas desviantes. 
(__) Pretende reproduzir a sociedade e a estrutura de classes que nela se estabelece. 
(__) Mantém independência dos processos cotidianos da vida social, tendo suporte nas relações estabelecidas no mundo do trabalho.

06. (PITÁGORAS) Comumente ouvimos falar do modo de vida americano, o american way of life. Trata-se de um ideal muito difundido nos Estados Unidos, o qual estabelece a felicidade como resultado necessário do trabalho individual, que é recompensado com o acesso ao consumo de determinados bens. Sob o ponto de vista de certo marxismo, isso não passa de uma ___________ burguesa, a qual identifica no mercado a garantia de sustentação dos seus privilégios de classe.
INDIQUE a palavra que melhor completa o trecho lido.
A) Ideologia.                                B) Conspiração.                         C) Indústria cultural.
D) Percepção.                               E) Alienação.

07. (UnB/Cespe) Acerca da relação entre ideologia e consumo, assinale a opção correta.
A) A propaganda comercial tem como objetivo vender um produto, serviço ou marca ao consumidor, o que
a descaracteriza como propaganda ideológica.
B) O apelo da propaganda comercial, sempre racional, enfatiza as virtudes do produto.
C) A propaganda exerce uma função modelizante, visto que define o comportamento socialmente aceito,
por meio da veiculação dos valores das classes hegemônicas.
D) A publicidade vende conceitos e ideias que, raramente, extrapolam as características do produto.

08. (VUNESP) Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiram características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge da hegemonia européia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas:
A) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, era algo inimaginável para os ocidentais.
B) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
C) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
D) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.   
E) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.

09. Um dos conceitos mais importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia. Em relação a ele, é correto afirmar que:
A) a ideologia seria a representação fiel da realidade, por estar intimamente vinculada às condições sociais de produção;
B) a divisão entre o trabalho manual e intelectual levou ao fim da ideologia;
C) a ideologia, quando promovida pelos intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das ideias e não da prática, da vida real;
D) a ideologia era um elemento que possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do socialismo;
E) o processo histórico seria determinado pela ideologia, que teria por base a formação econômica, política e social das sociedades humanas;

10. ( UEL ) De acordo com K. Marx, uma situação semelhante à descrita no texto, em que trabalhadores isolados em suas tarefas no processo produtivo “não percebem seus colaboradores na mesma obra, nem tem ideia dessa obra comum”, é explicada pelo conceito de:
A) Alienação.                           B) Ideologia.                          C) Estratificação.
D) Anomia social.                    E) Identidade social.

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