sábado, 15 de novembro de 2014

AULA PARA 1ª ´SERIE DO C.E. J. E. M. S.


 

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ EDUARDO DE MACEDO SOARES
PROF. Antonio Nelson / Disc. Filosofia / 1ª Série do Ensino Médio/ 4ª Bimestre

Aula 01: A filosofia, o que é isso?

Caro aluno, nesta atividade, iremos conhecer um pouco mais da filosofia. Mas, afinal, o que é a filosofia? Essa pergunta coloca-se tão logo começamos a estudá-la. E nesse processo de formação filosófica, tal pergunta sempre irá nos acompanhar. Por isso, aluno, é importante que você continue a aprofundar seus estudos. Vamos conhecer ainda mais a filosofia?!
Veja o diálogo a seguir. Leia com atenção e reflita. O que é a filosofia?
Depois que você pensou, pergunte a você mesmo: é possível definir a filosofia? Será que ela, a filosofia, possui um único sentido? Será que a riqueza da filosofia não está exatamente na sua pluralidade, nas suas diversas possibilidades?
Assim, podemos dizer que a filosofia nasceu como uma forma específica de pensar, como interrogação sobre o próprio homem como ser no mundo, quando o homem passou a confrontar-se com as entidades míticas e religiosas e procurou uma explicação racional para a sua existência e a existência das coisas. Por isso, a filosofia é uma reflexão crítica sobre o conhecimento, sobre a ação e sobre o Ser.
Veja o que disse Aristóteles, importante pensador grego que você certamente já estudou. Ele diz o seguinte:
“Com efeito, foi pela admiração que os homens começaram a filosofar tanto no princípio como agora; perplexos, de início, ante as dificuldades mais óbvias, avançaram pouco a pouco e enunciaram problemas a respeito das maiores, como os fenômenos da Lua, do Sol e das estrelas, assim como a gênese do universo. E o homem que é tomado de perplexidade e admiração julga-se ignorante (por isso o amigo dos mitos é, em certo sentido, um filósofo, pois também o mito é tecido de maravilhas); portanto, como filosofavam para fugir à ignorância, é evidente que buscavam a ciência a fim de saber, e não com uma finalidade utilitária”. (ARISTÓTELES. Metafísica. Livro I. Tradução Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1969. p. 40.)
Por isso, caro aluno, ao se reconhecerem ignorantes e, ao mesmo tempo, se surpreenderem diante do anseio de conhecer o mundo e as coisas nele contidas, os seres humanos foram tomados de espanto, o que deu início à filosofia. E você já se admirou com alguma coisa na sua vida? Certamente que sim. E, portanto, você pode concluir que já teve uma experiência filosófica.

Atividade 01
01. Explique o que é a filosofia.
02. O florescimento da filosofia ocorre a partir das realizações dos chamados filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaxímenes, entre outros. Essa nova maneira de pensar conflitava em muitos aspectos com a maneira de pensar expressa nos mitos ou nas narrativas mitológicas desenvolvidas na Grécia.
          Uma diferença entre a forma de pensamento da filosofia pré-socrática e a fundamentada nos mitos é:
a) a preocupação com a explicação dos fenômenos naturais.
b) a visão animista com base na qual se explicam os fenômenos naturais.
c) a preocupação dos pré-socráticos com questões éticas ou morais.
d) a sistematização do conhecimento sobre o mundo mediante a busca de princípios.

03. O desenvolvimento da Filosofia, aprender a filosofar, é um apelo à superação do senso comum. Superar o senso comum é um apelo à conquista de um elevado nível de leitura, interpretação e entendimento do mundo. A superação do senso comum induz a uma forma desenvolvida, organizada, superior de reflexão e entendimento da realidade. Superar o senso comum significa dar cientificidade ao próprio pensamento, é fazer filosofia. Explique como a filosofia pode superar o senso comum.

04. Segundo Marilena Chauí, na obra Convite à filosofia, a resposta à pergunta “O que é filosofia?” poderia ser: “a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”.
Após ler com atenção essa definição, assinale a alternativa correta.
a) A filosofia identifica-se inteiramente com o senso comum.
b) As reflexões filosóficas apresentam o mesmo nível qualitativo das reflexões cotidianas. c) Filosofar significa apresentar um ponto de vista crítico sobre a realidade.
d) A filosofia deve, necessariamente, apresentar um ponto de vista místico ou religioso sobre a realidade.
e) Todo filósofo é necessariamente ateu.

Aula 2: Doxa e episteme.
Agora, caro aluno, você vai conhecer uma importante discussão da filosofia. É a distinção entre doxa e episteme. São palavras estranhas quando temos um primeiro contato, mas logo você vai perceber que são de fácil entendimento.
Doxa é a palavra grega que significa "opinião". E a episteme é a palavra grega para "conhecimento".
Mas você deve estar se perguntando: qual a diferença entre doxa e episteme?
Na filosofia platônica, Platão define o dualismo epistemológico, que é a divisão do conhecimento em duas partes. A Doxa é opinião e é como se fosse o primeiro conhecimento. É como se fosse um conhecimento superficial, aparente. Tal conhecimento baseia-se nas alterações, no imperfeito, no que é passageiro. A doxa é conhecido como o nível mais baixo do conhecimento, cópias dos objetos originais como uma imagem ou uma sombra.
Já a episteme baseia a sua existência sobre o conhecimento de ideias perfeitas e que são a essência de tudo o que existe. Podemos facilmente relacionar a episteme ao "saber" e ao "conhecimento", ou seja, o verdadeiro conhecimento diferente da opinião, mas não qualquer conhecimento vago, mas o conhecimento das coisas necessariamente verdadeiras, de uma forma em que haja combinação entre a ciência e o saber. 
Trazendo para o nosso cotidiano, podemos identificar tais conceitos quando estabelecemos algum juízo frente a determinado objeto ou assunto, ou ainda, pessoa ou situação. Assim, meu caro aluno, fazemos julgamento a partir de uma primeira impressão, com poucas informações para construir uma verdade sequer aproximada da realidade efetiva do que está sendo analisado, devido à ausência de conhecimento que produza uma opinião de fato consistente e realista.

Com relação à episteme, podemos identificá-lo como o conhecimento construído de forma racional e científica, em que exista uma base prévia de informações que fundamente a “perfeição” da ideia, diante de um conjunto de evidências capazes de comprovar os embasamentos levantados.
Por isso, Platão definiu doxa é o conhecimento imperfeito e episteme é a ciência, o conhecimento por excelência.

 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/
Veja que existem diferentes formas de conhecimento. E você consegue perceber a importância da pluralidade de conhecimentos presentes em nossa vida?

Atividade 02
01. No pensamento platônico, doxa e episteme apresentam-se como conceitos distintos, pois:
A) Doxa é o conhecimento perfeito e episteme o pensamento típico dos sofistas.
B) Doxa retrata a razão e episteme o desejo, a imperfeição.
C) Doxa retrata a eternidade e episteme a temporalidade.
D) Doxa é o conhecimento imperfeito e episteme é a ciência, o conhecimento por excelência.

02. Filósofo que escreveu o texto "O mito da caverna" no qual apresenta de maneira alegórica o mundo de aparência em que vivem os, nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que a realidade é apenas aquilo que estamos vendo, qual o papel da filosofia e do filósofo em nossas vidas e o que é a verdade. Marque a alternativa que apresenta o nome do filósofo responsável pela descrição acima.
A) Aristóteles               B) Platão                    C) Heráclito                                D) Sócrates

03. No livro Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, a Rainha Vermelha diz uma frase enigmática: Pois aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar.(CARROL, L. Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.186.)
Já na Grécia antiga, Zenão de Eleia enunciara uma tese também enigmática, segundo a qual o movimento é ilusório, pois numa corrida, o corredor mais rápido jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a dianteira. (ARISTÓTELES. Física. Z 9, 239 b 14. In: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Pré-socráticos. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, p.284.)
Com base no problema filosófico da ilusão do movimento em Zenão de Eleia, é correto afirmar que seu argumento:
A) baseia-se na observação da natureza e de suas transformações, resultando, por essa razão, numa explicação naturalista pautada pelos sentidos.
B) confunde a ordem das coisas materiais (sensível) e a ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por condições que lhe são estranhas.
C) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos.
D) mostra que o corredor mais rápido ultrapassará inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos aponta as evidências dos sentidos.

Aula 3: Filosofia grega e o mundo Ocidental
A filosofia surgiu quando alguns gregos, insatisfeitos com as explicações que lhes davam, começaram a questionar e buscar respostas diferentes. É fato que na época tudo era explicado segundo mistérios divinos, porém isto não bastava para eles.
Estes gregos acabaram descobrindo que as ações e os acontecimentos humanos e até a natureza podem ser explicados pela razão, e que a última tem a capacidade de conhecer-se.
A filosofia desvendou um emaranhado de mistérios e segredos que rondavam a verdade. Ainda afirmou que este conhecimento não era restrito aos “escolhidos” ou às divindades e estava disponível a todos, poderia ser encontrado.
A filosofia grega deixou muitas marcas e foi o início do desenvolvimento de outros pensamentos. Vale lembrar que, como colônias de países europeus, a América também tem resquícios deste legado deixado pelos gregos e fortemente presente na Europa.
Neste legado estão presentes as seguintes ideias, entre outras:
I. A natureza segue algumas leis e princípios iguais em todos os locais e tempos, são universais. Um exemplo claro é a lei da gravitação de Isaac Newton, importante físico do período moderno;
II. As leis da natureza podem ser conhecidas por qualquer um e não são misteriosas e/ou secretas;
III. O pensamento também obedece às leis universais, ele é lógico e obedece a uma lógica, assim temos capacidade de distinguir a verdade da falsidade;
IV. A prática humana depende da vontade livre, não desconhecida e oculta, segundo nossas preferências, valores e padrões;
V. Os acontecimentos humanos são necessários e obedecem às leis naturais, mas também podem ser contingentes ou acidentais. A pedra cai, pois a gravidade a puxa, isso é natural. O homem anda, pois a natureza assim o permite. Porém, o fato da pedra cair na cabeça do homem que anda é acidental ou contingente. Apesar de poder conhecer as leis, nem tudo está no controle humano;
VI. Os seres humanos criam valores que dão sentido a tudo que fazem.
E muitas outras coisas surgiram no mundo ocidental em função da filosofia grega!!

Atividade 3
01. O surgimento da filosofia entre os gregos (Séc. VII a.C.) é marcado por um crescente processo de racionalização da vida na cidade, em que o ser humano abandona a verdade revelada pela codificação mítica e passa a exigir uma explicação racional para a compreensão do mundo humano e do mundo natural. Dentre os legados da filosofia grega para o Ocidente, destaca-se:
A) a concepção política expressa em A República, de Platão, segundo a qual os mais fortes devem governar sob um regime político oligárquico.
B) a criação de instituições universitárias como a Academia, de Platão, e o Liceu, de Aristóteles.
C) a filosofia, tal como surgiu na Grécia, deixou-nos como legado a recusa de uma fé inabalável na razão humana e a crença de que sempre devemos acreditar nos sentimentos.
D) a recusa em apresentar explicações preestabelecidas mediante a exigência de que, para cada fato, ação ou discurso, seja encontrado um fundamento racional.

02. A Democracia grega era bem diferente da democracia atual. Assinale a alternativa que reúne as principais diferenças entre a democracia grega e a democracia atual:
A) A democracia grega era representativa, pois os cidadãos escolhiam o colegiado, que os representaria na polis,
B) Na democracia grega, todos podiam votar, inclusive os escravos. Na democracia atual, os negros e índios não podem votar.
C) Na democracia grega os homens se reuniam e escolhiam o colegiado; na democracia atual, os próprios cidadãos vão ao Congresso Nacional para expressar suas opiniões.
D) A democracia atual é uma continuação da democracia grega, com a única diferença que, hoje, as cidades se transformaram em grandes metrópoles.
E) A democracia grega era direta e a democracia atual é representativa, da mesma forma que na democracia grega só cidadãos homens livres podiam votar e hoje todas pessoas aptas podem votar.

03. A palavra Filosofia é resultado da composição em grego de duas outras: philo e sophia. A partir do sentido desta composição e das características históricas que tornaram possíveis, na Grécia, o uso de tal palavra, pode-se afirmar que
A) a Filosofia indica que o homem possui um saber, e o deseja, procurando a verdade por meio tão somente da observação.
B) a palavra indica a posse de um saber divino e pleno, tornando os homens verdadeiros deuses.
C) a Filosofia é um saber técnico, possibilitando, pela posse ou não de uma habilidade, tornar alguns homens os melhores.
D) a Filosofia indica que o homem não possui um saber, mas o deseja, procurando a verdade por meio do pensamento e reflexão.

Avaliação
01. Os conhecimentos humanos, além de pertencerem a distintos campos, têm também diferentes níveis. Os antigos gregos já tinham percebido que o domínio do conhecimento não é igual em todas as pessoas. O entendimento científico, filosófico ou teológico não é igual em todas as pessoas. Há pessoas que, por diversos fatores sociais, culturais e históricos, entendem mais ou entendem menos as realidades que as cercam, têm diferentes níveis de leitura, percepção e compreensão de mundo. Explique os diferentes níveis de conhecimento que o gregos denominavam como doxa, sofia e episteme.

02. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas inferências relacionadas às características da atividade filosófica:
(__) A filosofia é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica fundamental é o uso de argumentos lógicos.
(__) Os filósofos analisam e clarificam conceitos.
(__) Os filósofos ocupam-se de questões acerca da religião, da política, da arte, dentre outras, que podemos chamar vagamente “o sentido da vida”.
(__) A filosofia é uma ciência da mesma forma que a biologia.
(__)A radicalidade, universalidade e visão de conjunto são características fundamentais da reflexão filosófica.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 
A) V,V,V,V,F.       B)V,V,V,F,V.     C) F,F,V,V,F.        D) V,F,V,V,F.             E) V,V,V,F,F. 
 
03. Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue:  “O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência. MARTINS, J S. Preparação à Filosofia, 1969, p. 9.
Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
(__) A filosofia é um tipo de saber, que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia. tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
(__) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
(__) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.
(__) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica.
(__) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue do conhecimento científico.
           Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
A)V,F,V,F,V.         B) F,V,F,V,V.       C) V,V,F,F,V.            D) V,V,V,V,V.        E) F,V,F,V,F.
04. “Que representa a Filosofia? É uma das raras possibilidades de existência criadora. Seu dever inicial é tornar as coisas mais refletidas, mais profundas.” (Heidegger, Martin). Nessa perspectiva, é correto afirmar que a Filosofia:
A) é uma atividade de crítica e de análise dos valores de uma dada sociedade, na perspectiva de reorientação dos sentidos/significados da vida e do mundo.
B) começa dizendo sim às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que sabemos o que imaginávamos saber.
C) não se distingue da ciência pelo modo como aborda seu objeto em todos os setores do conhecimento e da ação.
D) é uma atividade de acrítica e de análise dos valores de uma dada sociedade com base no senso comum e nas crenças humanas.

05. A prática filosófica exige do sujeito disposição para o questionamento e a indagação. Desconfiar do óbvio é uma das exigências da reflexão filosófica. Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos filosóficos, é correto afirmar que a prática filosófica:
A) é importante, pois promove a abertura intelectual, possibilitando mudanças na vida do ser humano;
B) não enxerga nada da realidade, pois seu objeto é apenas transcendental;
C) é igual a qualquer outra prática humana, por ser apenas informação;
D) não trabalha com o pensamento racional;
E) necessita apenas de bom-senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário