terça-feira, 19 de novembro de 2013

EXERCICIO DE FILOSOFIO TURMA 3001 C.E. OSWALDO TEIXEIRA



EXERCICIO

01. (Uem 2011) Assinale o que for correto sobre o conceito de ideologia. 
(__) Expressa a visão social de mundo de um grupo ou classe social que se impõe ou busca a imposição sobre outro. 
(__) Define as escolhas dos indivíduos e age sobre eles como um corpo sistemático de representações e de normas. 
(__) Gera processos de identificação e aceitação de comportamentos, condenando as condutas desviantes. 
(__) Pretende reproduzir a sociedade e a estrutura de classes que nela se estabelece. 
(__) Mantém independência dos processos cotidianos da vida social, tendo suporte nas relações estabelecidas no mundo do trabalho.

02. (Unimontes 2011) “A ideia da ideologia, na sociedade capitalista, pressupõe a elaboração de um discurso homogêneo, pretensamente universal, que, buscando identificar a realidade social com o que as classes dominantes pensam sobre ela, esconde, oculta as contradições existentes e silencia as representações contrárias às dessa classe. Parte-se do pressuposto de que a sociedade capitalista é uma sociedade harmônica, em que não há nenhuma forma de exploração”. 
(TOMAZI, N.D. Sociologia da Educação) 

Considerando as reflexões do autor sobre esse tema, julgue os itens a seguir: 
I. Essas reflexões estão apoiadas nas ideias de Karl Marx sobre a ideologia na sociedade capitalista. 
II. Essas reflexões concordam com o fato de que a sociedade capitalista está dividida em classes que são contraditórias e conflituosas e que, portanto, existem explicações, teorias divergentes e discursos conflituosos sobre a realidade social. 
III. Essas reflexões estão apoiadas nas ideias de Max Weber sobre a sociedade capitalista. 
IV. Essas reflexões partem do pressuposto de que a ideologia é sempre expressa por um grupo ou por uma classe, sendo, portanto, o indivíduo apenas o subsidiário de todo um pensamento anterior e mais amplo sobre a vida social. 
Estão corretos os itens 
(__) II, III e IV, apenas.                                                                      (__) I, II e IV, apenas. 
(__) I, II e III, apenas.                                                                         (__) I e IV, apenas. 

03. (Unicentro 2010) “Todos nós participamos de certos grupos de ideias [...]. São espécies de “bolsões” ideológicos, onde há pessoas que dizem coisas em que nós também acreditamos, pelas quais lutamos, que têm opiniões muito parecidas com as nossas. Há alguns autores que dizem que na verdade nós não falamos de fato o que acreditamos dizer, haveria certos mecanismos, certas estruturas que “falariam por nós”. Ou seja, quando damos nossas opiniões, quando participamos de algum acontecimento, de alguma manifestação, temos muito pouco de nosso aí, reproduzimos conceitos que circulam nesses grupos. Ideologia não é, portanto, um fato individual, não atua de forma consciente na maioria dos casos. Quando pretendemos alguma coisa, quando defendemos uma ideia, um interesse, uma aspiração, uma vontade, um desejo, normalmente não sabemos, não temos consciência de que isso ocorre dentro de um esquema maior, [...] do qual somos representantes – repetimos conceitos e vontades que já existiam anteriormente” 
(MARCONDES FILHO, Ciro. Ideologia: O que todo cidadão precisa saber sobre. São Paulo, 1985, p.20). 
A partir do texto é possível afirmar que a Ideologia é 
(__) um fato individual, consciente e que se manifesta por vontades particulares. 
(__) um conjunto de atitudes individuais e momentâneas que não interferem na vida social. 
(__) algo que se reproduz fora e sem sofrer influências do grupo social. 
(__) algo que se reproduz solitariamente. 
(__) algo que se reproduz a partir da convivência entre os indivíduos em grupos, que defendem os mesmos interesses e possuem opiniões semelhantes. 

04. (Unioeste 2009) Com base nos seus conhecimentos sobre o termo ideologia, considere as afirmativas a seguir: 
I. Trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos. 
II. Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes. 
III. A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos. 
IV. A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão. 
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. 
(__) I e II.                                               (__) I, II e III.                                            (__) I, II e IV. 
(__) II e IV.                                            (__) II, III e IV. 

05. (Ueg 2009) Ideologia é um conceito 
(__) desenvolvido por Marx e significa uma falsa consciência produzida pelos especialistas no trabalho intelectual. 
(__) desenvolvido por Weber e significa um processo de passagem da ética protestante para o espírito do capitalismo. 
(__) que significa anomia, para Durkheim; alienação, para Marx; e racionalização, para Weber. 
(__) criado por Durkheim e significa ausência de leis e regras na sociedade. 

06. (Uem 2008) Ao discorrer sobre ideologia, Marilena Chauí afirma que “(...) a coerência ideológica não é obtida malgrado as lacunas, mas, pelo contrário, graças a elas. Porque jamais poderá dizer tudo até o fim, a ideologia é aquele discurso no qual os termos ausentes garantem a suposta veracidade daquilo que está explicitamente afirmado”. 
(O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04). 

Considerando o texto acima e o conceito de ideologia para Karl Marx, assinale o que for correto. 
(__) Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a soberania popular por meio da representação. 
(__) Ideologia corresponde às ideias que predominam em uma determinada sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade. 
(__) Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão” individual sem interferências anteriores e influências comunitárias para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia, ela poderá refletir e agir em sua sociedade. 
(__) Na sociedade brasileira, a ideologia da democracia racial afirma que índios, negros e brancos vivem em harmonia, com igualdade de condições. Essa formulação omite as desigualdades étnicas existentes no país. 
(__) Ideologia consiste em ideias que predominam na sociedade e que, por isso, são internalizadas por todos os indivíduos. Portanto não existem possibilidades de se romper com seus pressupostos. 

7. (Uem 2008) Podemos conceituar mudança social como toda inovação ocorrida na sociedade de forma geral ou em um grupo específico. Sobre esse tema, assinale o que for correto. 
(__) O filósofo Auguste Comte era favorável à Revolução Francesa, visto que apoiava as mudanças que ela continha. Afirmava, entretanto, que as transformações da sociedade deveriam ser condicionadas pela manutenção da ordem social. 
(__) No processo histórico de desenvolvimento das sociedades humanas, as mudanças são inevitáveis. É consenso na sociologia que elas ocorrem em todas as instituições sociais de modo natural, em circunstâncias semelhantes à evolução pela qual passam os animais e os vegetais. 
(__) Com a ampliação das suas bases industriais na década de 1950, o Brasil passou por uma grande transformação: sua população, que era rural, tornou-se majoritariamente urbana. Essa mudança foi provocada pelas condições favoráveis oferecidas nas cidades, isto é, oferta de emprego, de moradia, serviços de saúde e educação suficientes para todos aqueles que imigraram para o espaço urbano. 
(__) Vê-se, em nossa sociedade urbana industrial, que as famílias passaram por mudanças. O outrora preponderante tipo familiar patriarcal sofreu modificações. Hoje há outras formas de organização familiar, como a família conjugal (com a diluição do poder entre mulheres e homens), a família chefiada por mulheres e a conjugalidade homossexual. 
(__) Com base nas consequências produzidas pela Lei Áurea de 1888, no Brasil, podemos concluir que, dependendo do contexto, mudanças legislativas não são suficientes para alterar prontamente padrões cristalizados de relações sociais. 

08. (Uel 2006) “[...] uma grande marca enaltece - acrescenta um maior sentido de propósito à experiência, seja o desafio de dar o melhor de si nos esportes e nos exercícios físicos ou a afirmação de que a xícara de café que você bebe realmente importa [...] Segundo o velho paradigma, tudo o que o marketing vendia era um produto. De acordo com o novo modelo, contudo, o produto sempre é secundário ao verdadeiro produto, a marca, e a venda de uma marca adquire um componente adicional que só pode ser descrito como espiritual”. O efeito desse processo pode ser observado na fala de um empresário da Internet comentando sua decisão de tatuar o logo da Nike em seu umbigo: “Acordo toda manhã, pulo para o chuveiro, olho para o símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia como tenho de agir, isto é, ‘just do it’.” 
(KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 45-76.) 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre ideologia, é correto afirmar: 
(__) A atual tendência do capitalismo globalizado é produzir marcas que estimulam a conscientização em detrimento dos processos de alienação. 
(__) O capitalismo globalizado, ao tornar o ser humano desideologizado, aproximou-se dos ideais marxistas quanto ao ideal humano. 
(__) Graças às marcas e à influência da mídia, em sua atuação educativa, as pessoas tornaram-se menos sujeitas ao consumo. 
(__) O trabalho ideológico em torno das marcas solucionou as crises vividas desde a década de 1970 pelo capital oligopólio. 
(__) Por meio da ideologia associada à mundialização do capital, ampliou-se o fetichismo das mercadorias, o qual se reflete na resposta social às marcas. 

09.
A palavra "ideologia" é dicionarizada ora como "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo", ora como "conjunto de idéias que visa à manipulação e à alienação das pessoas". 

Os versos que melhor se relacionam à primeira e à segunda acepções, respectivamente, são:
(__) "Os meus sonhos foram todos vendidos" / "Eu vou pagar a conta do analista" (v. 4 e 19)
(__) "Meus heróis morreram de overdose" / "É um coração partido" (v. 10 e 2)
(__) "Eu quero uma pra viver" / "Freqüenta agora as festas do Grand Monde'" (v. 13 e 9)
(__) "Meu sex and drugs não tem nenhum rock'n'roll" / "(Mudar o mundo)" (v. 18 e 22)

10. O texto apresenta uma visão melancólica em relação à realidade.
Esse tom melancólico, no conjunto do texto, constrói-se principalmente com apoio no seguinte elemento:


(__) a menção à morte dos heróis                       (__) a crítica às estruturas da sociedade
(__) o desejo da crença em uma ideologia            (__) a contraposição entre passado e presente


11. E as ilusões estão todas perdidas (v. 3)
Este verso pode ser lido como uma alusão a um livro intitulado Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac.
Tal procedimento constitui o que se chama de:
(__) metáfora                                                               (__) pertinência
(__) pressuposição                                                       (__) intertextualidade


12- Quando se fala em ideologia como visão distorcida das relações sociais, forma alienada de ver a realidade, queremos mostrar, por meio do pensamento marxiano, que “a função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dar-lhes a aparência de indivisões e de diferenças naturais entre os seres humanos”. Quando Chauí refere-se a dar falsas aparências e dissimular relações sociais, ela, sobretudo, ressalta a concepção marxista de ideologia construída em cima principalmente de uma crítica às visões sobre o mesmo tema que tinham os jovens hegelianos.
Marcelo Dorneles Michel. Ideologia e ocultamento no pensamento marxiano. Internet: http://www.ucpel.tche.br/
A partir desse texto, assinale a opção correta a respeito das ideias de Marx.
(__) O conceito de alienação da produção refere-se apenas à ocultação dos lucros obtidos a partir da exploração do trabalho assalariado.
b) A alienação filosófica acontece quando o Estado representa os interesses da burguesia hegemônica.
(__) A democracia representativa é instrumento de alienação das classes trabalhadoras, na medida em que o Estado representa apenas os interesses das classes dominantes.
(__) A recuperação da condição humana só poderá ocorrer por meio da transformação e evolução contínua do capitalismo.

13- Comumente ouvimos falar do modo de vida americano, o american way of life. Trata-se de um ideal muito difundido nos Estados Unidos, o qual estabelece a felicidade como resultado necessário do trabalho individual, que é recompensado com o acesso ao consumo de determinados bens. Sob o ponto de vista de certo marxismo, isso não passa de uma ___________ burguesa, a qual identifica no mercado a garantia de sustentação dos seus privilégios de classe.

INDIQUE a palavra que melhor completa o trecho lido.
(__) Indústria cultural.                      (__) Conspiração.                                       (__) Ideologia.
(__) Percepção.                               (__) Alienação.

15
A Filosofia e a Sociologia são disciplinas que promovem uma reflexão crítica sobre os mais variados temas, particularmente o da ideologia. Partindo de uma análise crítica e utilizando o conceito de ideologia desenvolvido por Marx e outros pensadores, é correto afirmar que o cartum:
(__) revela que, independentemente dos indivíduos e das classes sociais, todos pertencemos ao povo brasileiro. 
(__) mostra que, diante da televisão, todos os brasileiros são iguais nesse momento. 
(__) sugere que há um crescimento quantitativo dos telespectadores com o passar do tempo. 
(__) mostra que o discurso sobre “povo brasileiro” é ideológico, falso, abole as divisões e desigualdades sociais.

16- “[...] uma grande marca enaltece - acrescenta um maior sentido de propósito à experiência, seja o desafio de dar o melhor de si nos esportes e nos exercícios físicos ou a afirmação de que a xícara de café que você bebe realmente importa [...] Segundo o velho paradigma, tudo o que o marketing vendia era um produto. De acordo com o novo modelo, contudo, o produto sempre é secundário ao verdadeiro produto, a marca, e a venda de uma marca adquire um componente adicional que só pode ser descrito como espiritual”. O efeito desse processo pode ser observado na fala de um empresário da Internet comentando sua decisão de tatuar o logo da Nike em seu umbigo: “Acordo toda manhã, pulo para o chuveiro, olho para o símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia como tenho de agir, isto é, ‘just do it’.” (KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 45-76.) 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre ideologia, é correto afirmar: 
(__) O capitalismo globalizado, ao tornar o ser humano desideologizado, aproximou-se dos ideais marxistas quanto ao ideal humano. 
(__) Graças às marcas e à influência da mídia, em sua atuação educativa, as pessoas tornaram-se menos sujeitas ao consumo. 
(__) O trabalho ideológico em torno das marcas solucionou as crises vividas desde a década de 1970 pelo capital oligopólio. 
(__) Por meio da ideologia associada à mundialização do capital, ampliou-se o fetichismo das mercadorias, o qual se reflete na resposta social às marcas.


Um comentário: