Aula 1: O que é alienação?
Alienado!
Virou até
xingamento, mas o que é que isso significa mesmo?
Machado de Assis
tem um excelente livro que se chama O Alienista. Se ainda não leu,
recomendo. O “bruxo do Cosme velho” ( O escritor brasileiro, genial, ganhou
esse apelido porque morava no bairro Cosme velho, aquele que tem logo na saída
do túnel Rebouças, na capital). Mas estamos saindo do tema... No alienista, Machado
de Assis conta uma história que se passa num hospício e alienista é o médico
dos loucos.
Então, quando dizem “alienado” querem
dizer louco?
Nem sempre! É que alienação
tem vários sentidos. Vamos conhecer alguns deles?
Quando falamos
de alienação no sentido legal, ou seja, juridicamente, significa a perda de um
bem, um direito pela venda de algo, hipoteca. Por exemplo, quando você compra
um carro com financiamento bancário o carro só será seu quando terminar de
pagar. O carro, o bem que você adquiriu, fica alienado e se você não pagar o
banco ficará com ele.
No dia a dia
chamamos de alienado aquela pessoa desinteressada do que acontece no mundo e
vive sem se ligar em questões fundamentais da vida: como a política, por
exemplo.
E como vimos,
existem também os alienados mentais que é quando alguém está com a as
faculdades mentais prejudicadas. Vulgarmente falando: os loucos.
Observe que em
todos os sentidos, aqui apresentados, alienação tem relação com perder alguma
coisa: um bem material, o controle de si mesmo, a consciência e a compreensão
sobre os fatos que se sucedem.
Vamos pedir
ajuda para a língua portuguesa: etimologicamente a palavra alienação vem do
latim Alienare, alienus e que significa “que pertence a um
outro” E outro é alius.
Alienar, portanto
é tornar alheio, é transferir para outro o que é seu.
Agora ficou fácil: alienar
é transferir para outro o que é seu.
Rousseau, um
importante filósofo francês da modernidade, diz que a soberania de um povo é
inalienável.
“A soberania não
pode ser representada pela mesma razão porque não pode ser alienada, consiste
essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente não se representa. É
ela mesma ou é outra.” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social.)
Ao dizer que a
soberania de um povo é inalienável (contrário de alienável) ele está afirmando
que a soberania é sempre do povo, pertence ao povo de um país.
Lembre-se sempre
disso quando pensar na democracia representativa que vivemos. Elegemos
nossos representantes, mas o poder é sempre do povo e não dos políticos. Por
isso a imagem do povo tomando o prédio do Congresso nacional, no dia 17 de
junho de 2013, emocionou tanto os brasileiros. Andávamos esquecidos disso.
Mas a partir de
agora nós vamos centrar na noção de alienação na produção. Afinal, daqui
a pouco você vai terminar o Ensino Médio e vai participar mais ativamente do
mundo do trabalho.
Gostaríamos que
você pudesse se engajar nas lutas trabalhistas e se apropriar não somente do
termo alienação, mas da sua própria vida, de tal maneira que a exploração
capitalista tenha menos espaço na sua trajetória. Até porque, infelizmente, a
alienação não é somente uma teoria.
A alienação se
dá na vida, a partir da divisão social do trabalho, quando o produto do
trabalho não é mais do trabalhador, mas do patrão. Não é nada fácil, mas tomar
consciência do que é, como é, e o por qual motivo a alienação existe vai
ajudá-lo a fazer escolhas melhores. Pode apostar nisso!
Vamos situar
isso na história do trabalho humano?
Tudo começou, ou
melhor, se intensificou na Revolução Industrial. Antes das fábricas, nós, os
seres humanos, produzíamos o que precisávamos consumir em pequenas escalas, em
pequenas oficinas domésticas. Nesse tempo, o trabalhador conhecia todas as
etapas da produção do seu trabalho e os mestres ensinavam aos seus aprendizes
que se tornariam, um dia, mestres também.
Depois surgiram
a fábricas, e produzir se tornou mais complexo. Nas fábricas cada trabalhador
faz uma pequena parte do produto.
O trabalhador
não era mais dono do produto que fabricava. Ele não era mais dono do seu tempo.
Na fábrica vende-se a força de trabalho para o patrão em troca de um salário.
Ou seja, o trabalhador não trabalha mais pra ele, mas para a fábrica em troca
de um salário. O trabalhador aceita o trabalho sem escolher o salário, sem
escolher o ritmo do seu trabalho e o tempo do trabalhador não é mais dele. E
tudo que o trabalhador fará no seu tempo dentro da fábrica pertence ao patrão
que venderá os produtos pelo preço que quiser, segundo a lei da oferta e da procura.
O patrão buscará sempre o lucro, mas esse não será refletido no salário do
trabalhador. Servirá para enriquecer mais o patrão que é o dono das máquinas.
Olha a alienação
aí: o trabalhador não mais se comanda. É comandado por forças externas. O mercado
de trabalho, a lei da oferta e da procura determina sua vida. Sua vida passa
a ser controlada por outro.
A mercadoria que
o trabalhador da fábrica produz é superior a ele. A isso chamamos de fetichismo
da mercadoria. O dinheiro, O CAPITAL, o lucro, passa a ser o mais importante.
Mais importante do que o próprio homem que trabalha. O trabalhador fica
desumanizado, “coisificado” (de coisa), pois ele mesmo é visto como mercadoria,
pois a sua força de trabalho tem um preço específico no mercado.
A divisão do
trabalho foi descrita num livro chamado Princípios de administração
científica, de Frederick Taylor (1856-1915). Nesse livro, ele estabelece um
método de racionalização da produção. O taylorismo visava aumentar a
produtividade economizando tempo, suprimindo gastos desnecessários no processo
produtivo.
Henry Ford, da
indústria automobilística entendeu bem isso e levou os ensinamentos para a
indústria automobilística. E o século XX conheceu o sucesso do sistema de linha
de montagem.
Sem dúvida deu
muito certo para produzir mais em menos tempo. Henri Ford e muitos outros
ficaram milionários. Rapidamente a lógica da produtividade saiu das fábricas e
tomou conta de outros setores da vida humana. Tempo é dinheiro. Slogan conhecido
por todos nós e que guarda essa perversidade da lógica da fábrica predominar na
nossa maneira de viver.
O homem reduzido
a gestos mecânicos foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles
Chaplin. Se não assistiu ainda, assista!
Foi dada a
largada para a caça de postos mais altos, onde os trabalhadores oprimidos sobem
de posto e passam a oprimir outros trabalhadores. Assim é no capitalismo
selvagem. Termo cunhado para indicar que o caminho do ser humano não pode
ser esse. Um homem não pode ser e nem deve se deixar ser explorado por outros
homens.
Lembre-se de
toda essa história ao fazer suas opções no mundo do trabalho. Sabemos que não é
nada fácil, mas com consciência e sem se deixar enganar por falsas ilusões você
poderá trilhar um caminho honesto e digno, contribuindo para que a
solidariedade entre os homens possa aos pouco substituir a competitividade que
essa forma de produção acabou por intensificar gerando tantas injustiças
sociais.
Marx tentou fazer uma revolução contra o
capitalismo. Ele clamava: Trabalhadores do
mundo uni-vos!
Revoluções
aconteceram em alguns lugares do mundo, mas nenhuma delas foi suficiente para
acabar de vez com a opressão de um ser humano sobre outro ser humano.
Continuamos tentando e esperamos que você faça a sua parte para um mundo melhor
e mais justo para todos.
TRABALHO 0 1:
Questão
01- Vimos alguns
sentidos para a palavra alienação. Cite dois deles.
Questão 02- Explique com
suas palavras a relação do conceito de alienação na produção com a divisão
social do trabalho.
Questão 03- No dia 17 de
junho de 2013, protestos simultâneos tomaram as ruas das principais cidades
brasileiras. Em Brasília, milhares de pessoas, a maioria jovem, romperam o
cerco policial e subiram no teto do congresso nacional. Observe a foto abaixo e
faça uma consideração sobre esse movimento que ficou conhecido como a marcha do
vinagre , estabelecendo uma relação sobre poder e democracia visto na aula de
hoje.
Aula 02: Conceito de Ideologia.
Ideologia é um termo que possui diferentes significados
e duas concepções: a neutra e a crítica. A
neutra Ideologia é um conjunto de crenças, valores e atitudes culturais que
servem de base e, por isso, justificam até certo ponto e tornam legitimo o
“status quo” ou movimentos para mudá-lo.
A ideologia não pode ser compreendida apenas
como um conjunto de idéias, que pelos mais diferentes meios (meios de
comunicação de massas, escola, igrejas, etc.) são enfiados na cabeça dos
indivíduos. Isto levaria ao equívoco de conceber uma ação anti-ideológica
como a simples troca de velhas por “novas” idéias.
Quando, numa sociedade de classes, uma delas
detém os meios de produção tende a deter também os meios para universalizar sua
visão de mundo e suas justificativas ideológicas a respeito das relações
sociais de produção que garantem sua dominação econômica. “As idéias da
classe dominante são em cada época as idéias dominantes.”
“Esta universalização
da visão de mundo da classe dominante se explica não apenas pela posse dos
meios ideológicos e de difusão, mas também e fundamentalmente pela
correspondência que encontra nas relações concretas assumidas pelos indivíduos
e classes. Não são ‘simples ideias’, como afirma Marx:”.
Isso mesmo
também pode definir Ideologia como um conjunto de idéias, concepções, opiniões
sobre algum tema, quando perguntamos, por exemplo, qual é a ideologia de um
determinado pensador, estamos nos referindo à doutrina, a um conjunto de
posicionamentos e idéias seguidos por ele diante determinados fatos.
Do ponto de vista
marxista, a maioria das ideologias reflete os interesses de grupos dominantes,
como maneira de perpetuar sua dominação e privilégio. A ideologia é um conceito
que denota "falsa consciência": uma crença mistificaste que é
socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em
benefício das classes dominantes. Quando a ideologia da classe dominante sofre
sérios abalos, devido ao surgimento de conflitos sociais (contradições
sociais), há riscos de ocorrer uma ruptura da ordem social vigente por um
movimento revolucionário.
Cabe aqui
citarmos também outra definição de ideologia, muito importante, a do pensador
Antonio Gramsci, para ele a ideologia significava uma concepção de mundo,
manifestando-se de modo tácito na arte, no direito, na atividade econômica,
enfim em todas as manifestações da vida, e ainda de acordo com Gramsci, a
ideologia tem por função conservar a unidade de toda sociedade.
Segundo
Gramsci, as ideologias: “(…) organizam as massas humanas, formam o terreno
sobre o qual os homens se movimentam, adquirem consciência de sua posição,
lutam, etc.”.
A função principal da ideologia é ocultar e
dissimular as divisões sociais e políticas dar-lhes à aparência de indivisão e
de diferenças naturais entre os seres humanos. Indivisão: apesar da divisão
social das classes, somos levados a crer que somos todos iguais porque
participamos da idéia de “humanidade”, ou da idéia de “nação’ e “pátria”, ou da
idéia de “raça”, etc. Diferenças naturais: somos levados a crer que as
desigualdades sociais, econômicas e políticas não são produzidas pela divisão
social das classes, mas por diferenças individuais dos talentos e das
capacidades, da inteligência, da força de vontade maior ou menor, etc.
Para
compreender melhor, leia o quadro abaixo:
Característica
|
O que faz?
|
Exemplo
|
Prescrição de normas
|
Orienta as
ações humanas. Modelam os interesses humanos. / Diz o que se deve fazer,
pensar ou expressar
|
A ideia de
monogamia faz com que homens e mulheres a achem justa
|
Representação da realidade
|
Dá sentido à
realidade humana.
Se utiliza de
símbolos e criação mental.
|
O conceito de
pátria ou o sentimento patriótico
|
Generalização do particular
|
Trata o
específico como exemplo de um fenômeno geral.
|
Todos os
alunos (as) de uma determinada turma são iguais
|
Inversão da realidade
|
Esconde as
reais causas de um fenômeno.
|
O MST não
luta pela reforma agrária, mas invade as terras.
|
Naturalização das ações humanas
|
Torna normal
e natural aquilo que é histórico e contingente.
|
A desigualdade
entre os homens e mulheres é normal. Por isso devem ser tratadas de forma
inferiorizada.
|
Reificação da realidade
|
As coisas
aparecem com vida própria, ou seja, coisas inertes ganham aspectos naturais,
não construídas pelos homens.
|
Os salários não
expressam relações desiguais de trabalho, mas são apenas salários
|
A produção ideológica da ilusão social tem como
finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que
vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender
transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma
contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as ideias.
Por exemplo, a ideologia afirma que somos todos
cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos,
políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as
crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos
culturais das crianças nas escolas públicas é inferior aos das crianças que
estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas;
os negros e índios são discriminados como inferiores; os homossexuais são
perseguidos como pervertidos, etc.
A maioria, porém, acredita que o fato de ser
eleitor, pagar as dívidas e contribuir com os impostos já nos faz cidadãos, sem
considerar as condições concretas que fazem alguns serem mais cidadãos do que
outros. A função da ideologia é impedir-nos de pensar nessas coisas.
Em sentido mais geral, a cultura de todos os
sistemas sociais inclui uma ideologia que serve para explicar e justificar sua
existência como estilo de vida.
Avaliação
01. (UERJ 2009) Ideologia ( Cazuza e Frejat)
“Meu
partido é um coração partido
E as
ilusões estão todas perdidas
Os
meus sonhos foram todos vendidos
Tão
barato que eu nem acredito
|
Ah,
eu nem acredito
Que
aquele garoto que ia mudar o mundo (Mudar o mundo)
Frequenta
agora as festas do “Grand Monde”
Meus
heróis morreram de overdose
Meus
inimigos estão no poder
Ideologia Eu quero uma pra
viver”
|
A
palavra "ideologia" é dicionarizada ora como "conjunto de
ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um
grupo", ora como "conjunto de ideias que visa à manipulação e à
alienação das pessoas".
Os
versos que melhor se relacionam à primeira e à segunda acepções,
respectivamente, são:
A)
Os meus sonhos foram todos vendidos"/ Eu vou pagar a conta do analista (v.
4 e 19)
B)
Meus heróis morreram de overdose / É um coração partido (v. 10 e 2)
C)
Eu quero uma pra viver" / Frequenta agora as festas do ‘Grand Monde(v. 13
e 9)
D) Meu sex and
drugs não tem nenhum rock'n'roll / "(Mudar o mundo) (v. 18 e
22)
02. Com referência a ideologia,
assinale a opção correta.
A) É um conjunto de ideias,
valores, concepções ou opiniões acerca de pontos não-sujeitos a discussões.
B) Constitui, de
acordo com Marilena Chauí, um corpo não sistematizado de representações e
normas que nos ensinam a pensar e agir em sociedade.
C) Implica, em sua
visão negativa, assumir que as diferenças de classe e os conflitos sociais são
ocultos ou justificados em nome de uma sociedade justa e harmônica.
D) É para Marx, de tal
maneira insidiosa, que somente aqueles que a utilizam como instrumento de dominação
percebem o seu caráter ilusório.
03. Quando se
fala em ideologia como visão distorcida das relações sociais, forma alienada de
ver a realidade, queremos mostrar, por meio do pensamento marxiano, que “a
função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e
políticas, dar-lhes a aparência de indivisões e de diferenças naturais entre os
seres humanos”. Quando Chaui refere-se a dar falsas aparências e dissimular
relações sociais, ela, sobretudo, ressalta a concepção marxista de ideologia
construída em cima principalmente de uma crítica às visões sobre o mesmo tema
que tinham os jovens hegelianos. Marcelo D. M. Ideologia e ocultamento
no pensamento marxiano. Internet: http://www.ucpel.tche.br/
A partir desse texto, assinale a opção correta a respeito das ideias de
Marx.
A) O conceito
de alienação da produção refere-se apenas à ocultação dos lucros obtidos a
partir da exploração do trabalho assalariado.
B) A alienação
filosófica acontece quando o Estado representa os interesses da burguesia
hegemônica.
C) A democracia
representativa é instrumento de alienação das classes trabalhadoras, na medida
em que o Estado representa apenas os interesses das classes dominantes.
D) A
recuperação da condição humana só poderá ocorrer por meio da transformação e
evolução contínua do capitalismo.
04. (Ueg 2009) Ideologia é um conceito
(__) desenvolvido por Marx e significa uma falsa
consciência produzida pelos especialistas no trabalho intelectual.
(__) desenvolvido por Weber e significa um processo de
passagem da ética protestante para o espírito do capitalismo.
(__) que significa anomia, para Durkheim; alienação,
para Marx; e racionalização, para Weber.
(__) criado por Durkheim e significa ausência de leis
e regras na sociedade.
05. (Uem 2011) Assinale o que for correto
sobre o conceito de ideologia.
(__) Expressa a visão social de mundo de um grupo ou
classe social que se impõe ou busca a imposição sobre outro.
(__) Define as escolhas dos indivíduos e age sobre
eles como um corpo sistemático de representações e de normas.
(__) Gera processos de identificação e aceitação de
comportamentos, condenando as condutas desviantes.
(__) Pretende reproduzir a sociedade e a estrutura de
classes que nela se estabelece.
(__) Mantém independência dos processos cotidianos da
vida social, tendo suporte nas relações estabelecidas no mundo do trabalho.
06. (PITÁGORAS) Comumente ouvimos falar do
modo de vida americano, o american way of life. Trata-se de um ideal
muito difundido nos Estados Unidos, o qual estabelece a felicidade como
resultado necessário do trabalho individual, que é recompensado com o acesso ao
consumo de determinados bens. Sob o ponto de vista de certo marxismo, isso não passa
de uma ___________ burguesa, a qual identifica no mercado a garantia de
sustentação dos seus privilégios de classe.
INDIQUE a
palavra que melhor completa o trecho lido.
A) Ideologia. B) Conspiração. C) Indústria cultural.
D)
Percepção. E)
Alienação.
07. (UnB/Cespe) Acerca da relação entre ideologia e consumo, assinale a opção correta.
A) A propaganda
comercial tem como objetivo vender um produto, serviço ou marca ao consumidor,
o que
a
descaracteriza como propaganda ideológica.
B) O apelo da
propaganda comercial, sempre racional, enfatiza as virtudes do produto.
C) A propaganda
exerce uma função modelizante, visto que define o comportamento socialmente
aceito,
por meio da
veiculação dos valores das classes hegemônicas.
D) A
publicidade vende conceitos e ideias que, raramente, extrapolam as
características do produto.
08. (VUNESP) Ao final do
século passado, a dominação e a espoliação assumiram características novas nas
áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social
e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge da hegemonia
européia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo
esforço para justificar interesses imperialistas:
A) A humilhação
sofrida pela China, durante um século e meio, era algo inimaginável para os
ocidentais.
B) A civilização
deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
C) A invasão de
tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
D) A diplomacia do
canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas
contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas,
asiáticas e latino-americanas.
E) O mapa das
comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas
colonizadas em contato com o mundo exterior.
09. Um dos conceitos mais importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia. Em relação a ele, é correto afirmar que:
A) a ideologia
seria a representação fiel da realidade, por estar intimamente vinculada às
condições sociais de produção;
B) a divisão entre
o trabalho manual e intelectual levou ao fim da ideologia;
C) a ideologia,
quando promovida pelos intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das
ideias e não da prática, da vida real;
D) a ideologia era
um elemento que possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do
socialismo;
E) o processo
histórico seria determinado pela ideologia, que teria por base a formação
econômica, política e social das sociedades humanas;
10. ( UEL ) De acordo
com K. Marx, uma situação semelhante à descrita no texto, em que trabalhadores
isolados em suas tarefas no processo produtivo “não percebem seus colaboradores
na mesma obra, nem tem ideia dessa obra comum”, é explicada pelo conceito de:
A) Alienação. B) Ideologia. C) Estratificação.
D) Anomia social. E) Identidade social.
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