COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ EDUARDO DE MACEDO SOARES
PROF.
Antonio Nelson / Disc. Filosofia / 1ª Série do Ensino Médio/ 4ª Bimestre
Aula
01: A filosofia, o que é isso?
Caro aluno,
nesta atividade, iremos conhecer um pouco mais da filosofia. Mas, afinal, o que
é a filosofia? Essa pergunta coloca-se tão logo começamos a estudá-la. E nesse
processo de formação filosófica, tal pergunta sempre irá nos acompanhar. Por
isso, aluno, é importante que você continue a aprofundar seus estudos. Vamos
conhecer ainda mais a filosofia?!
Veja o diálogo a
seguir. Leia com atenção e reflita. O que é a filosofia?
Depois que você
pensou, pergunte a você mesmo: é possível definir a filosofia? Será que ela, a
filosofia, possui um único sentido? Será que a riqueza da filosofia não está
exatamente na sua pluralidade, nas suas diversas possibilidades?
Assim, podemos
dizer que a filosofia nasceu como uma forma específica de pensar, como
interrogação sobre o próprio homem como ser no mundo, quando o homem passou a
confrontar-se com as entidades míticas e religiosas e procurou uma explicação
racional para a sua existência e a existência das coisas. Por isso, a filosofia
é uma reflexão crítica sobre o conhecimento, sobre a ação e sobre o Ser.
Veja o que disse
Aristóteles, importante pensador grego que você certamente já estudou. Ele diz
o seguinte:
“Com efeito, foi
pela admiração que os homens começaram a filosofar tanto no princípio como
agora; perplexos, de início, ante as dificuldades mais óbvias, avançaram pouco
a pouco e enunciaram problemas a respeito das maiores, como os fenômenos da
Lua, do Sol e das estrelas, assim como a gênese do universo. E o homem que é
tomado de perplexidade e admiração julga-se ignorante (por isso o amigo dos
mitos é, em certo sentido, um filósofo, pois também o mito é tecido de
maravilhas); portanto, como filosofavam para fugir à ignorância, é evidente que
buscavam a ciência a fim de saber, e não com uma finalidade utilitária”.
(ARISTÓTELES. Metafísica. Livro I. Tradução Leonel Vallandro. Porto
Alegre: Globo, 1969. p. 40.)
Por isso, caro
aluno, ao se reconhecerem ignorantes e, ao mesmo tempo, se surpreenderem diante
do anseio de conhecer o mundo e as coisas nele contidas, os seres humanos foram
tomados de espanto, o que deu início à filosofia. E você já se admirou
com alguma coisa na sua vida? Certamente que sim. E, portanto, você pode
concluir que já teve uma experiência filosófica.
Atividade 01
01. Explique o que
é a filosofia.
02. O florescimento
da filosofia ocorre a partir das realizações dos chamados filósofos
pré-socráticos, como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaxímenes, entre outros.
Essa nova maneira de pensar conflitava em muitos aspectos com a maneira de
pensar expressa nos mitos ou nas narrativas mitológicas desenvolvidas na
Grécia.
Uma diferença entre a forma de pensamento da filosofia pré-socrática e a
fundamentada nos mitos é:
a) a preocupação
com a explicação dos fenômenos naturais.
b) a visão
animista com base na qual se explicam os fenômenos naturais.
c) a preocupação
dos pré-socráticos com questões éticas ou morais.
d) a
sistematização do conhecimento sobre o mundo mediante a busca de princípios.
03. O
desenvolvimento da Filosofia, aprender a filosofar, é um apelo à superação do senso
comum. Superar o senso comum é um apelo à conquista de um elevado nível de
leitura, interpretação e entendimento do mundo. A superação do senso comum
induz a uma forma desenvolvida, organizada, superior de reflexão e entendimento
da realidade. Superar o senso comum significa dar cientificidade ao próprio
pensamento, é fazer filosofia. Explique como a filosofia pode superar o senso
comum.
04. Segundo
Marilena Chauí, na obra Convite à filosofia, a resposta à pergunta “O
que é filosofia?” poderia ser: “a decisão de não aceitar como óbvias e
evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os
comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes
havê-los investigado e compreendido”.
Após ler com
atenção essa definição, assinale a alternativa correta.
a) A filosofia
identifica-se inteiramente com o senso comum.
b) As reflexões
filosóficas apresentam o mesmo nível qualitativo das reflexões cotidianas. c)
Filosofar significa apresentar um ponto de vista crítico sobre a realidade.
d) A filosofia
deve, necessariamente, apresentar um ponto de vista místico ou religioso sobre
a realidade.
e) Todo filósofo é necessariamente ateu.
Aula 2: Doxa e episteme.
Agora, caro aluno, você vai
conhecer uma importante discussão da filosofia. É a distinção entre doxa e
episteme. São palavras estranhas quando temos um primeiro contato, mas logo
você vai perceber que são de fácil entendimento.
Doxa é a palavra grega que significa "opinião".
E a episteme é a palavra grega para "conhecimento".
Mas você deve estar se
perguntando: qual a diferença entre doxa e episteme?
Na filosofia platônica, Platão
define o dualismo epistemológico, que é a divisão do conhecimento em duas
partes. A Doxa é opinião e é como se fosse o primeiro conhecimento. É como se
fosse um conhecimento superficial, aparente. Tal conhecimento baseia-se nas
alterações, no imperfeito, no que é passageiro. A doxa é conhecido como
o nível mais baixo do conhecimento, cópias dos objetos originais como uma
imagem ou uma sombra.
Já a episteme baseia a sua
existência sobre o conhecimento de ideias perfeitas e que são a essência de
tudo o que existe. Podemos facilmente relacionar a episteme ao
"saber" e ao "conhecimento", ou seja, o verdadeiro
conhecimento diferente da opinião, mas não qualquer conhecimento vago, mas o
conhecimento das coisas necessariamente verdadeiras, de uma forma em que haja
combinação entre a ciência e o saber.
Trazendo para o nosso cotidiano, podemos
identificar tais conceitos quando estabelecemos algum juízo frente a
determinado objeto ou assunto, ou ainda, pessoa ou situação. Assim, meu caro
aluno, fazemos julgamento a partir de uma primeira impressão, com poucas
informações para construir uma verdade sequer aproximada da realidade efetiva
do que está sendo analisado, devido à ausência de conhecimento que produza uma
opinião de fato consistente e realista.
Com
relação à episteme, podemos identificá-lo como o conhecimento construído de
forma racional e científica, em que exista uma base prévia de informações que
fundamente a “perfeição” da ideia, diante de um conjunto de evidências capazes
de comprovar os embasamentos levantados.
Por isso, Platão definiu doxa é o
conhecimento imperfeito e episteme é a ciência, o conhecimento por excelência.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/
Veja que existem diferentes formas de
conhecimento. E você consegue perceber a importância da pluralidade de
conhecimentos presentes em nossa vida?
Atividade
02
01. No pensamento platônico, doxa
e episteme apresentam-se como conceitos distintos, pois:
A) Doxa é o conhecimento perfeito e
episteme o pensamento típico dos sofistas.
B) Doxa retrata a razão e episteme
o desejo, a imperfeição.
C) Doxa retrata a eternidade e
episteme a temporalidade.
D) Doxa é o conhecimento imperfeito
e episteme é a ciência, o conhecimento por excelência.
02. Filósofo que escreveu o texto
"O mito da caverna" no qual apresenta de maneira alegórica o mundo de
aparência em que vivem os, nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que
a realidade é apenas aquilo que estamos vendo, qual o papel da filosofia e do
filósofo em nossas vidas e o que é a verdade. Marque a alternativa que
apresenta o nome do filósofo responsável pela descrição acima.
A) Aristóteles B) Platão C) Heráclito D)
Sócrates
03. No livro Através do espelho e o
que Alice encontrou por lá, a Rainha Vermelha diz uma frase enigmática: Pois
aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo
lugar.(CARROL, L. Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Rio de
Janeiro: Zahar, 2009. p.186.)
Já na Grécia antiga, Zenão de
Eleia enunciara uma tese também enigmática, segundo a qual o movimento é
ilusório, pois numa corrida, o corredor mais rápido jamais consegue ultrapassar
o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde
partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a
dianteira. (ARISTÓTELES.
Física. Z 9, 239 b 14. In: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os
Pré-socráticos. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, p.284.)
Com base no problema filosófico
da ilusão do movimento em Zenão de Eleia, é correto afirmar que seu argumento:
A) baseia-se na observação da
natureza e de suas transformações, resultando, por essa razão, numa explicação
naturalista pautada pelos sentidos.
B) confunde a ordem das coisas
materiais (sensível) e a ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por
condições que lhe são estranhas.
C) ilustra a problematização da
crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos
sentidos.
D) mostra que o corredor mais
rápido ultrapassará inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos aponta
as evidências dos sentidos.
Aula 3:
Filosofia grega e o mundo Ocidental
A filosofia
surgiu quando alguns gregos, insatisfeitos com as explicações que lhes davam,
começaram a questionar e buscar respostas diferentes. É fato que na época tudo
era explicado segundo mistérios divinos, porém isto não bastava para eles.
Estes gregos
acabaram descobrindo que as ações e os acontecimentos humanos e até a natureza
podem ser explicados pela razão, e que a última tem a capacidade de
conhecer-se.
A filosofia
desvendou um emaranhado de mistérios e segredos que rondavam a verdade. Ainda
afirmou que este conhecimento não era restrito aos “escolhidos” ou às
divindades e estava disponível a todos, poderia ser encontrado.
A filosofia
grega deixou muitas marcas e foi o início do desenvolvimento de outros
pensamentos. Vale lembrar que, como colônias de países europeus, a América
também tem resquícios deste legado deixado pelos gregos e fortemente presente
na Europa.
Neste legado estão presentes as
seguintes ideias, entre outras:
I. A natureza segue algumas leis e
princípios iguais em todos os locais e tempos, são universais. Um exemplo claro
é a lei da gravitação de Isaac Newton, importante físico do período moderno;
II. As leis da natureza podem ser
conhecidas por qualquer um e não são misteriosas e/ou secretas;
III. O pensamento também obedece às
leis universais, ele é lógico e obedece a uma lógica, assim temos capacidade de
distinguir a verdade da falsidade;
IV. A prática humana depende da
vontade livre, não desconhecida e oculta, segundo nossas preferências, valores
e padrões;
V. Os acontecimentos humanos são
necessários e obedecem às leis naturais, mas também podem ser contingentes ou
acidentais. A pedra cai, pois a gravidade a puxa, isso é natural. O homem anda,
pois a natureza assim o permite. Porém, o fato da pedra cair na cabeça do homem
que anda é acidental ou contingente. Apesar de poder conhecer as leis, nem tudo
está no controle humano;
VI. Os seres
humanos criam valores que dão sentido a tudo que fazem.
E muitas outras coisas surgiram
no mundo ocidental em função da filosofia grega!!
Atividade 3
01. O surgimento da
filosofia entre os gregos (Séc. VII a.C.) é marcado por um crescente processo
de racionalização da vida na cidade, em que o ser humano abandona a verdade
revelada pela codificação mítica e passa a exigir uma explicação racional para
a compreensão do mundo humano e do mundo natural. Dentre os legados da
filosofia grega para o Ocidente, destaca-se:
A) a concepção política expressa em
A República, de Platão, segundo a qual os mais fortes devem governar sob um
regime político oligárquico.
B) a criação de instituições
universitárias como a Academia, de Platão, e o Liceu, de Aristóteles.
C) a filosofia, tal como surgiu na
Grécia, deixou-nos como legado a recusa de uma fé inabalável na razão humana e
a crença de que sempre devemos acreditar nos sentimentos.
D) a recusa em apresentar
explicações preestabelecidas mediante a exigência de que, para cada fato, ação
ou discurso, seja encontrado um fundamento racional.
02. A Democracia grega era bem
diferente da democracia atual. Assinale a alternativa que reúne as principais
diferenças entre a democracia grega e a democracia atual:
A) A democracia grega era
representativa, pois os cidadãos escolhiam o colegiado, que os representaria na
polis,
B) Na democracia grega, todos
podiam votar, inclusive os escravos. Na democracia atual, os negros e índios
não podem votar.
C) Na democracia grega os homens se
reuniam e escolhiam o colegiado; na democracia atual, os próprios cidadãos vão
ao Congresso Nacional para expressar suas opiniões.
D) A democracia atual é uma
continuação da democracia grega, com a única diferença que, hoje, as cidades se
transformaram em grandes metrópoles.
E) A democracia grega era direta e
a democracia atual é representativa, da mesma forma que na democracia grega só
cidadãos homens livres podiam votar e hoje todas pessoas aptas podem votar.
03. A palavra Filosofia é resultado
da composição em grego de duas outras: philo e sophia. A partir do sentido
desta composição e das características históricas que tornaram possíveis, na
Grécia, o uso de tal palavra, pode-se afirmar que
A) a Filosofia indica que o homem
possui um saber, e o deseja, procurando a verdade por meio tão somente da
observação.
B) a palavra indica a posse de um
saber divino e pleno, tornando os homens verdadeiros deuses.
C) a Filosofia é
um saber técnico, possibilitando, pela posse ou não de uma habilidade, tornar
alguns homens os melhores.
D) a Filosofia indica que o homem
não possui um saber, mas o deseja, procurando a verdade por meio do pensamento
e reflexão.
Avaliação
01. Os conhecimentos humanos, além
de pertencerem a distintos campos, têm também diferentes níveis. Os antigos
gregos já tinham percebido que o domínio do conhecimento não é igual em todas
as pessoas. O entendimento científico, filosófico ou teológico não é igual em
todas as pessoas. Há pessoas que, por diversos fatores sociais, culturais e
históricos, entendem mais ou entendem menos as realidades que as cercam, têm
diferentes níveis de leitura, percepção e compreensão de mundo. Explique os
diferentes níveis de conhecimento que o gregos denominavam como doxa, sofia e
episteme.
02. Coloque V (verdadeiro) ou F
(falso) nas inferências relacionadas às características da atividade
filosófica:
(__) A filosofia é uma forma de
pensar acerca de certas questões. A sua característica fundamental é o uso de
argumentos lógicos.
(__) Os filósofos analisam e
clarificam conceitos.
(__) Os filósofos ocupam-se de questões
acerca da religião, da política, da arte, dentre outras, que podemos chamar
vagamente “o sentido da vida”.
(__) A filosofia é uma ciência da
mesma forma que a biologia.
(__)A radicalidade, universalidade e
visão de conjunto são características fundamentais da reflexão filosófica.
Marque
a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
A) V,V,V,V,F. B)V,V,V,F,V. C) F,F,V,V,F. D) V,F,V,V,F. E) V,V,V,F,F.
03. Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue: “O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência. MARTINS, J S. Preparação à Filosofia, 1969, p. 9.
A) V,V,V,V,F. B)V,V,V,F,V. C) F,F,V,V,F. D) V,F,V,V,F. E) V,V,V,F,F.
03. Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue: “O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência. MARTINS, J S. Preparação à Filosofia, 1969, p. 9.
Tomando como base o conhecimento
filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
(__) A filosofia é um tipo de saber,
que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia. tudo aquilo que
postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais
claro e transparente.
(__) A filosofia deve ser estudada e
ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das
respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
(__) A filosofia se faz presente como
reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso
mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso
desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.
(__) O percurso da filosofia é
caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica.
(__) O conhecimento filosófico
apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e
radicalidade o distingue do conhecimento científico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
A)V,F,V,F,V. B) F,V,F,V,V. C) V,V,F,F,V. D) V,V,V,V,V. E) F,V,F,V,F.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
A)V,F,V,F,V. B) F,V,F,V,V. C) V,V,F,F,V. D) V,V,V,V,V. E) F,V,F,V,F.
04. “Que representa a Filosofia? É
uma das raras possibilidades de existência criadora. Seu dever inicial é tornar
as coisas mais refletidas, mais profundas.” (Heidegger, Martin). Nessa
perspectiva, é correto afirmar que a Filosofia:
A) é uma atividade de crítica e de
análise dos valores de uma dada sociedade, na perspectiva de reorientação dos
sentidos/significados da vida e do mundo.
B) começa dizendo sim às crenças e
aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que sabemos o que
imaginávamos saber.
C) não se distingue da ciência pelo
modo como aborda seu objeto em todos os setores do conhecimento e da ação.
D) é uma atividade de acrítica e de
análise dos valores de uma dada sociedade com base no senso comum e nas crenças
humanas.
05. A prática filosófica exige do
sujeito disposição para o questionamento e a indagação. Desconfiar do óbvio é
uma das exigências da reflexão filosófica. Com base nessa afirmativa e em seus
conhecimentos filosóficos, é correto afirmar que a prática filosófica:
A) é importante, pois promove a
abertura intelectual, possibilitando mudanças na vida do ser humano;
B) não enxerga nada da realidade,
pois seu objeto é apenas transcendental;
C) é igual a qualquer outra prática
humana, por ser apenas informação;
D) não trabalha com o pensamento
racional;
E) necessita apenas de bom-senso.
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